CRUC estimula criação de quatro Grupos de Trabalho

25 de fevereiro de 2016 - 19:27 #

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) se reuniu no último dia (19), na reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus Itaperi, para mais um encontro da entidade. O presidente do Cruc e reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), José Patrício Melo coordenou a reunião.

Na ocasião, ficou acertado, que serão criados quatro Grupos de Trabalho para especificamente tratarem do Corpo Editorial da Revista do Cruc, a ser implantada; o Seminário da Instituição previsto para o segundo semestre deste ano e os GTs para tratar da Integração com unificação dos currículos e da Regulamentação da Autonomia das nossas IEES.

O representante da Unilab, Aristeu Rosendo Lima, levantou o problema da revalidação de diplomas estrangeiros de pós-graduação, sobretudo quando, por falta da revalidação, perdemos candidatos em nossos concursos para seleção de docentes. O coordenador da Célula de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto, apresentou um histórico do Plano Nacional de Educação e das iniciativas para o Plano Estadual de Educação para o Ceará. O reitor da Uece, Jackson Sampaio lembrou que a Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) havia se comprometido a indicar o coordenador para o GT da Lei de Regulamentação da Autonomia.

Foram dados 15 (quinze) dias para que as instituições indiquem seus representantes nos GTs instalados.

Água de coco em pó com um leve sabor de tangerina foi a novidade que os reitores das universidades cearenses e convidados receberam para degustar, em primeira mão, durante o tour pelo campus Itaperi, no final da tarde de sexta-feira, anfitrionado pelo reitor Jackson Sampaio. O passeio foi o ponto final da pauta da reunião dos conselheiros do CRUC, que na gestão do reitor da Urca, Patrício Melo, se tornou itinerante. A próxima será em abril, em Sobral, na sede Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. A primeira ocorreu na Unifor.

alt

O reitor da Uece, Jackson Sampaio acompanhado do vice-reitor, Hidelbrando Soares, levou os convidados para conhecer as principais obras e atividades do campus da Uece, que começou pelo Biotério, prédio orçado em R$ 3 milhões, que trará mais avanços no campo das pesquisas biológicas da Uece, Uva e Urca, instituições a quem prioritariamente o equipamento se destina. Este Biotério será de produção e reprodução.

alt

O titular da Uece apresentou ainda, as instalações do futuro Hospital Veterinário, que vai além do trato com gatos e cães, e a empresa incubada ACP Biotecnologia, que fabrica a água de coco em pó para utilização em processos, abragendo desde alimentos funcionais à conservação de órgãos para transplantes.

Os gestores visitaram também, o Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução, coordenado pelo professor Vicente José de Figueiredo Freitas, que na ocasião, falou sobre o desenvolvimento da pesquisa dos primeiros animais transgênicos de produção da América Latina. O último local visitado pelos reitores foi no Restaurante Universitário (RU), onde todos foram recebidos pelo  pró-reitor de políticas estudantis, Geovani Jacó de Freitas. O equipamento está em pleno funcionamento e serve diariamente mais de 2.000 refeições, destacou o Pró-Reitor.

alt

Participaram ainda da reunião, o representante da UFC, Augusto Albuquerque, o diretor do campus de Caucaia do IFCE, Rodrigo Freitas Guimarães, a representante da UVA Glaucia Lemos, o representante da Empresa Biotec, Bruno Braga. Pela Uece estavam presentes, o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, de Administração, Carlos Heitor Sales Lima,a chefe de gabinete, Josete Castelo Branco Sales, o diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Nilberto Robson Falcão do Nascimento, o prefeito do campus Itaperi, Sérgio Leitão, a coordenadora da IncubaUece, Maria José Barbosa, os representantes da coordenadoria geral de engenharia, Oto Soares de Oliveira e Daniel Pontes Thomás e demais convidados.