Crise hídrica: contribuições da Uece para o Ceará

5 de agosto de 2016 - 17:48

O ano de 2016 está na lista dos 10 anos mais secos registrados no Ceará desde 1951. De fevereiro a maio, as chuvas ficaram 45,2% abaixo da média no período. Esses são dados da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme).

A preocupação, porém, não deve ser apenas da Funceme e sim de cada cidadão cearense, das indústrias, do Governo e também das Universidades, que tem como um de seus objetivos, contribuir, principalmente por meio de estudos e pesquisas, com o desenvolvimento do Estado.

O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) conta com o Grupo de Mudanças Climáticas, Variabilidade Climática e seus Impactos, formado por professores-pesquisadores que fazem parte do corpo docente do Curso de Graduação em Física, do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África e do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas.

De acordo com o coordenador do Mestrado Profissional da Uece e diretor científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), professor Emerson Mariano da Silva, os pesquisadores do Grupo usam informações de observações meteorológicas, de modelagem numérica da atmosfera, em diferentes escalas de tempo e espaço, de imagens de satélites e radar meteorológicos, para analisar e avaliar os principais mecanismos e fenômenos atuantes sobre as regiões de interesse.

Os estudos desenvolvidos pelo Grupo visam investigar e analisar o clima e as consequências das possíveis mudanças climáticas e seus impactos nos recursos hídricos e energéticos renováveis, na agricultura e no meio ambiente da região semiárida do Nordeste brasileiro, em particular, em regiões do Estado do Ceará. Buscam também o desenvolvimento de aplicações que possam auxiliar os tomadores de decisões na formulação de politicas públicas que visem mitigar os efeitos das variabilidades climáticas observadas nessas regiões.

Os profissionais de graduação e pós-graduação que participam das atividades de formação promovidas pelos pesquisadores contam com habilidades e competências específicas para o exercício da pesquisa e do desenvolvimento de ferramentas metodológicas aplicadas aos estudos de tempo e clima, bem como para auxiliar no enfrentamento das questões climáticas e na vulnerabilidade aos impactos das mudanças, adaptaçao e mitigaçao, nos diversos setores de interesse econômico do Estado.

A contribuição dos trabalhos e da formação acadêmica promovida pelo grupo tem articulação com vários órgãos do Estado, como a Funceme, Secretaria de Meio Ambiente (Semace) e as Coordenadorias Municipal e Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Assim, a Uece vem contribuindo para dar respostas às questões associadas ao clima e às mudanças climáticas, bem como aos recursos hídricos e energéticos renováveis observados no Estado.

A Uece realizará uma série de matérias, notícias e artigos que apresentarão ao público os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pela nossa Instituição com a finalidade de melhor difundir as informações que se tornam, cada vez mais, uma preocupação de toda a população.