Criado na Uece, maior Túnel de Vento de circuito fechado do N/NE começa a cumprir seu papel

30 de março de 2020 - 12:33 # #

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) celebrou seu primeiro convênio para ensaios de anemometria com o Túnel de Vento, criado em 2011, no campus Itaperi. O Túnel é o maior do Norte e Nordeste de circuito fechado e está localizado no Laboratório de Ensaios Aerodinâmicos (LEA), vinculado aos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS/Uece).

“No Norte e Nordeste, é o único túnel de vento com essas características (em operação) e, portanto, apresenta-se como a alternativa disponível atualmente para o setor produtivo e academia”, conta a professora membro do LAIS, Ana Luiza Barros.

O convênio foi celebrado entre Funece e M&M Instrumentação, com interveniência do IDESCO. “Esta parceria promoverá uma maior integração entre o setor produtivo e a academia. Nessa direção, a relação entre a Uece e a M&M Instrumentação visa a ampliação da expertise para calibração e certificação de instrumentação que necessite uso de túnel de vento “, explica a docente.

O Túnel de Vento é um equipamento que disponibiliza ambiente controlado para realização de ensaios aerodinâmicos. O Túnel de Vento da Uece foi construído com especificações técnicas customizadas para, prioritariamente, realizar calibração de anemômetros e ensaios de asas bidimensionais. Com o equipamento, é possível testar modelos em escala reduzida, como de geradores eólicos e perfis aerodinâmicos, além de realizar ensaios de anemometria, de conforto térmico, dentre outros.

A professora Mona Lisa Moura explica. “Ele é de circuito fechado, ocupa uma área de mais de 500m2, possui seção de teste de 1 m x 1 m, para velocidade de escoamento até 150 km/h, com intensidade de turbulência menor que 2%. Este equipamento é utilizado para avaliar a ação do vento em diversas áreas”.

O equipamento foi construído com o objetivo principal de apoiar o desenvolvimento da indústria de energia eólica no estado, bem como de outras regiões do país. A solicitação para criação foi do Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente (CENEA), com subsídio do Ministério de Minas e Energia (MME) e recursos repassados por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado (Secitece).

“Em geral, as empresas buscam soluções inovadoras e as universidades oferecem a produção de conhecimento. E como costumamos dizer no LAIS, esse é o tipo de universidade do qual o país precisa, e a Uece tem cumprido esse papel”, destacam as pesquisadoras do LAIS.

Neste mês de março, uma comitiva do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáuticada do Rio de Janeiro (PAME-RJ), coordenada pelo Capitão Engenheiro Eduardo Petri, esteve em visita ao LAIS/Uece para acompanhamento de calibração de anemômetros, realizado pela M&M Instrumentação, no Túnel de Vento.

O LAIS/Uece busca ampliar as ações quanto ao uso do Túnel de Vento. Uma delas aconteceu em 2019, com a visita do Inovacon-CE, por meio do Grupo de Inovação do Sindicato das Construtoras do Ceará (Siduscon-CE), para apresentação de ensaios da ação do vento em estruturas. Na ocasião, houve palestra proferida pelo gerente do Túnel de Vendo do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) de São Paulo, professor Gilder Nader, a convite da equipe do LAIS.

A Uece continua aberta para novos convênios, para uso do Túnel de Vento, com empresas relacionadas à calibração de anemômetros, ensaios de asas bidimensionais, montagem e testes de modelos em escala de geradores eólicos, perfis aerodinâmicos, ensaios de anemometria, ensaios de conforto térmico, dentre outros.