Criado Grupo de Trabalho para enfrentamento ao novo Coronavírus na Funece

17 de março de 2020 - 17:09 # # #

 

Acaba de ser criado na Uece, o Grupo de Trabalho para enfrentamento à pandemia do coronavírus no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Os membros foram designados pelo presidente da Funece, professor Jackson Sampaio, na manhã desta terça-feira, 17 de março.

O Grupo de Trabalho (GT), composto por epidemiólogos, virologistas e infectologistas, sejam médicos, veterinários ou enfermeiros, tomará, junto à Reitoria, as decisões necessárias em todos os passos do problema sanitário que enfrentamos. Em encontros semanais, o GT analisará o quadro e indicará as medidas necessárias a serem adotadas pela Funece. Todas as tomadas de decisão serão veiculadas no site principal da Uece.

A primeira recomendação da equipe é para aquisição de álcool gel, sabonete líquido, dispensadores para ambos, máscaras cirúrgicas e papel toalha para os membros da instituição.

Em seguida, o GT procedeu à leitura sistemática do Decreto de Emergência em Saúde Pública e da Portaria emitida pela Funece, examinando a Portaria e revisando-a.

Por decisão da equipe, o GT será representado no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará pelo reitor Jackson Sampaio.

Conheça os professores da Uece membros do Grupo:

Maria Lúcia Duarte Pereira (coordenadora do GT, escolhida pelos membros)

Enfermeira com Mestrado e Doutorado em Enfermagem e pós-doutorado em Psicologia Social. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Doenças Negligenciadas (Doenças Infecciosas). Faz parte do Grupo Gestor da Internacionalização da Uece. Faz parte do Grupo Gestor da Internacionalização da Uece. Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS).

Érico Antônio Gomes de Arruda

Médico especialista em Infectologia, com Mestrado em Infectologia e Doutorado em Ciências Médicas, atua no Hospital São José de Doenças Infecciosas. É também consultor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

José Wellington de Oliveira Lima

Médico com Mestrado em Epidemiologia e Doutorado em Tropical Public Health. Professor de Epidemiologia, com experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Controle das Doenças Transmitidas por Vetores. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC).

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico com Especialização, Mestrado e Doutorado em Saúde Pública e pós-doutorado em Economia da Saúde. É médico-epidemiologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), atuando na Escola Cearense de Oncologia e coordenando o Comitê de Ética em Pesquisa. É membro titular ou honorário de diversas Academias da área Médica. É sócio efetivo do Instituto do Ceará e sócio e atual presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará e da Sociedade Médica São Lucas. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC).

Maria Fátima da Silva Teixeira

Médica Veterinária com Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva e em Ecologie Microbienne e Doutorado em Biologie Humaine. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPSCV).

Thereza Maria Magalhães Moreira

Enfermeira e Advogada com Mestrado e Doutorado em Enfermagem e pós-doutorado em Saúde Pública. Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem (GRUPECCE-CNPq). Consultora Ad hoc de vários periódicos. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC).