CREDE 13 apresenta mapeamento da educação na região em Fórum da FAEC

27 de maio de 2013 - 16:42

A rede pública de ensino na região que compõe o CREDE 13 conta com 13,5 mil alunos no Ensino Médio – de escolas de educação regular, do campo, especial, indígena, profissionalizante e de jovens e adultos. São estudantes de 44 escolas espalhadas em onze municípios: Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Poranga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Tamboril. Um contingente que em breve irá ingressar no ensino superior.

Este quadro foi mostrado durante o I Fórum de Educação Superior de Crateús, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), em parceria com a Prefeitura de Crateús, na sexta-feira, dia 24 de maio. O Fórum tinha por objetivo detectar as carências educacionais da região e busca supri-las a partir de um planejamento articulado.

alt

Coordenador do CREDE 13,  Márcio Pereira de Brito, apresenta os dados educacionais da região

A apresentação ficou a cargo do coordenador da CREDE 13, professor Márcio Pereira de Brito, e do supervisor do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (NRDEA), Manoelzito Ximenes Gomes Filho. No mapeamento, mostrou-se ainda que um dos grandes problemas da região é a falta de professores habilitados para ministrar disciplinas específicas, como acontece com Artes, Física e Filosofia, os casos mais acentuados.

Uma boa notícia é que a região conta com o maior número de escolas de Educação Indígena de Ensinos Fundamental e Médio, em todo o Estado. São oito escolas, que contam com mais de dois mil alunos, sendo 1.869 no Ensino Fundamental e 135 cursando o Ensino Médio.

Depois da apresentação dos profissionais do CREDE 13, foi a vez da diretora do Instituto Federal do Ceará (IFCe), professora Paula Cristina, seguida pela diretora da Faculdade Princesa do Oeste (FPO), Sue Hellen.

Clique aqui e faça download do documento do CREDE 13.

Fórum de Educação Superior de Crateús discute caminhos para desenvolver a região