COPDH quer apoio do conhecimento acadêmico da UECE

26 de fevereiro de 2013 - 18:20 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) do Estado do Ceará estudam a viabilidade de uma parceria para juntas trabalharem em benefício das garantias dos direitos básicos e liberdades dos cearenses. O primeiro encontro entre as duas instituições foi no Campus do Itaperi. A coordenadora da COPDH, Michele Camelo, foi recebida no gabinete da Reitoria, Campus do Itaperi, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira de Souza.

Representantes de diferentes grupos de pesquisa da UECE estiveram presentes. Falaram dos trabalhos já produzidos por esses grupos na área das políticas públicas em Direitos Humanos no Ceará e se colocaram a disposição para integrar e apoiar tal missão. O Pró-Reitor Jerffeson Teixeira de Souza explicou a importância de uma futura parceria entre a UECE e a COPDH e lembrou que a universidade tem intenção de aprofundar e de continuar fortalecendo o tema sobre Direitos Humanos.

Para a coordenadora da COPDH, Michele Camelo, “a Coordenadoria Especial das Políticas dos Direitos Humanos tem como escopo, dentre outros, executar, articular, conduzir, integrar e apoiar campanhas, iniciativas, projetos e ações voltados para a proteção e promoção dos Direitos Humanos. Nesta perspectiva, e ciente de que a Universidade Estadual do Ceará desenvolve inúmeros trabalhos relacionados aos Direitos Humanos, é que surgiu a ideia de unir forças para, com o embasamento acadêmico, de estudos e pesquisas realizadas, executarmos políticas públicas. Desta forma, a pesquisa e a execução se somam com o fim maior, que é a promoção e proteção dos Direitos Humanos.”

Participaram da reunião a chefe de gabinete da UECE, professora Belisa Maria Veloso Holanda, a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), professora Célia Maria de Souza Sampaio, o cientista política Josênio Camelo Parente e os professores líderes de grupos de pesquisa Gisafran Nazareno Mota Jucá, Maria Glaucíria Mota Brasil, Maria Zelma Madeira Cantuário, Adelita Neto Carleial, Lucilane Maria Sales da Silva, Virgínia Márcia Assunção Viana, Maria Helena de Paula Frota e Geovani Jacó de Freitas, além de convidados, estudantes e assessores da COPDH.