Coordenadores de cursos de Graduação da UECE tomam posse

25 de junho de 2019 - 14:26

Os novos coordenadores dos cursos de Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e seus respectivos vices tomaram posse no último dia 17 de junho, em concorrida solenidade presidida pelo reitor Jackson Sampaio, no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva da UECE, campus Itaperi. Os novos coordenadores cumprirão mandato de dois anos, ou seja, de 2019/2021. Os novos dirigentes e seus vices são dos cursos dos Centros e Faculdades, da capital e do interior.

O reitor destacou em sua fala, que os coordenadores articulam o trabalho dos professores do colegiado-base do curso e de outros colegiados visando o seu melhor desempenho e acompanham os alunos na vida acadêmica, também fazem a gestão dos professores vinculados ao colegiado-base. Os coordenadores que assume hoje essa tarefa vão ter dois anos bem interessantes. Não sabemos o que vai acontecer na política nacional, tampouco na economia, em meio a tantas dificuldades, mas, no mandato iniciado, viverão a escolha de um novo reitorado, também das novas diretorias de Centros, Faculdades e Instituto. O principal desafio da gestão acadêmica, da qual o colegiado de curso de graduação constitui o nível básico, é fazer a universidade crescer com qualidade. A missão da universidade é formar intelectuais reflexivos e cidadãos críticos, além de trabalhadores preparados para o exercício de suas profissões. A Uece tem sido criativa e capaz de decisões democráticas, inclusivas, transformadoras, afirmou Jackson Sampaio.

Em Fortaleza, a Uece soma 22 cursos de Graduação, presenciais e de oferta sistemática, anual ou semestral, sediados nos Centros de Humanidades (CH); de Ciências da Saúde (CCS); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Educação (CED) e Faculdade de Veterinária (FAVET). No interior do estado, a Uece conta com 33 cursos de Graduação, presenciais e de oferta sistemática, anual ou semestral, nas seguintes unidades: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá; Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), em Tauá, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) e o campus Avançado de Mombaça, vinculado à FECLI.

A UECE tem novo curso de Graduação, Terapia Ocupacional, instalado sua 1ª turma no semestre de 2019.1, tem como coordenadora, a professora Lucyla Oliveira Paes Landim e vice-coordenadora a professora Cleide Carneiro.

A cerimônia contou com as presenças do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares; Pró-Reitora de Graduação, Monica Cavaignac; pró-reitor de Planejamento, Fernando Alves dos Santos; pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Lima; Chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto; diretora do Centro de Educação (CED), Josete de Oliveira Castelo Branco; diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Vladimir Spinelli; diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante; diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima; diretora do Centro de Humanidades (CH), Adriana Bastos; do diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), José Nailton Evangelista; diretora do Núcleo de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), Célia Sampaio; e do diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Nilberto Robson do Nascimento, do Ouvidor da UECE, Alexandre Vieira Neto, demais professores, alunos e servidores.

Estiveram presentes na posse dos coordenadores, os diretores da FAFIDAM,João Rameres Regis da FAEC,Maria do Socorro França; da FECLI, Gladeston da Costa Leite; da FACEDI, Francisco Furtado Lins; do CECITEC, Isaías Batista.