Coordenação do MSMC reúne-se com reitor da UECE

10 de outubro de 2012 - 12:23 #

A coordenação do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) reuniu-se na última terça-feira (09/10) com o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio, para tratar de convênio entre as instituições visando a implementação de um Programa de Pós-Graduação com foco na Abordagem Sistêmica Comunitária. Também foi debatido sobre o convênio da UECE com a Universidad Catolica Boliviana, de La Paz, em que o MSMC é mediador.

Na reunião, o reitor enfatizou a importância de ações desenvolvidas pela UECE no campo da Saúde, destacando “o adensamento de investimentos do Campus do Itaperi, visando a ampliação da formação nessa área, como a instalação de novos equipamentos e a ampliação das ações na comunidade”, incluindo o projeto de extensão, esse a ser desenvolvido com o MSMC.

No âmbito internacional, o reitor disse que o convênio com a Universidad Catolica Boliviana, de La Paz, amplia as ações da UECE com centros acadêmicos latino-americanos, a exemplo de parceria recente firmada com a Fundación Escuela Colombiana de Biodança para ministrar aulas de formação em Educação Biocêntria , em Bogotá.

O presidente do MSMC, o padre e psiquiatra Rino Bonvini, destacou que a Abordagem Sistêmica Comunitária, que também será levada a La Paz, é uma tecnologia socioterapêutica desenvolvida com comunidades do Grande Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, e reconhecida pela Fundação Banco do Brasil “como eficaz e reaplicável”.

“Na Abordagem Sistêmica Comunitária, as pessoas se auto-organizam e buscam maneiras para solucionar seus problemas de transtornos mentais, unindo relações familiares e comunitárias nessa solução”, explicou o presidente do MSMC.

Rino recordou que o Movimento levou para o Bom Jardim uma “célula” do trabalho da Terapia Comunitária, desenvolvido pelo professor Adalberto Barreto no Pirambu,  e a partir daí envolveu as pessoas das Comunidades Eclesiais de Base que, nesses 16 anos, desenvolveram uma “autopoiese comunitária” que olha a pessoa em sua totalidade “biopsicossocioespiritual” materializando a “Abordagem Sistêmica Comunitária”.

Participaram também do encontro a chefe de gabinete da Reitoria da UECE, professora Belisa Veloso Holanda; a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da UECE, Sônia Vieira de Castro; a pró-reitora de Extensão da UECE, Lúcia Helena Fonsêca Grangeiro; o jornalista Elizeu de Sousa, coordenador de Comunicação do MSMC, e Márcia Cristine P. de Oliveira, coordenadora geral do MSMC.