Cooperação Internacional da UECE leva grupo à Espanha

8 de abril de 2010 - 15:12 #

Depois de revitalizado, o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará (UECE) já formou o primeiro grupo, de 42 alunos, que seguirá para a Espanha, onde fará um curso de Espanhol, na cidade de Toledo, no período de 24 de junho a 28 de julho de 2010. Em nível de extensão, o curso que é coordenado pelo Escritório de Cooperação Internacional, é resultado do convênio celebrado entre a UECE e a Universidade Castilla La Mancha.

Integram o grupo, que é bem eclético, professores, tanto da UECE como de outras universidades, como UFC e UNIFOR, alunos, servidores da ativa e aposentados, profissionais liberais, entre outros. O Escritório de Cooperação Internacional é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e está sob a coordenação da Pró-Reitora Celina Ellery, que nesta quarta-feira (07/04), promoveu um encontro do grupo que irá a Espanha.

A Pró-Reitora Celina Ellery, ao falar sobre o Escritório disse que “retomamos as atividades do Escritório e queremos, nesse primeiro momento, possibilitar esse contato com a comunidade acadêmica de outro país, através desse grupo que seguirá para Toledo. O grupo vai levar o nome da UECE para o mundo e ampliar as ações da Instituição”. Os participantes do curso de Espanhol receberão a certificação lá mesmo em Toledo, em solenidade na Universidade Castilla La Mancha, afirma a professora Celina Ellery.

O Reitor da UECE, Prof. Assis Araripe, presente no encontro, falou sobre aquele momento e da iniciativa de celebrar uma confraternização do primeiro de uma série de intercâmbios. Na ocasião, falaram também as assessoras do Escritório, como a Camila Gomes Diógenes, que foi enfática ao afirmar que o convênio realizado entre a UECE e a Universidade Castilla La Mancha possibilitar uma maior mobilidade acadêmica para as duas Instituições. As participantes do grupo foram unânimes ao afirmar que vão representar bem a UECE e o Estado do Ceará. Presentes ainda o Vice-Reitor da UECE, professor Antônio Gomes de Oliveira Neto, diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Conceição Pio, ouvidor da UECE, jornalista e professor Paulo Tadeu Sampaio, assessores, professores e alunos.

Contato: Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), telefone 3101-9659