Convênio UECE e Instituto Olhar cria o programa “Olhar Ceará”

2 de setembro de 2013 - 09:11 #

Um mutirão de atividades para a XVIII Semana Universitária da UECE, que ocorrerá de 25 a 29 de novembro de 2013, como oficinas, cursos e campanha, voltadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças oculares, entre outras atividades, além de abrir a instituição para estágios destinados aos cursos da área de saúde são alguns dos resultados do convênio assinado entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Olhar. A iniciativa da parceria foi da UECE, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que propôs a criação do programa “Olhar Ceará”, com projetos para implementação de ações de ensino, pesquisa e extensão.

O convênio foi assinado pelo reitor da UECE, Jackson Sampaio, e o presidente do Instituto Olhar, Luiz Bezerra Dantas. A Pró-Reitora de Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, e o diretor de Pesquisa do Instituto Olhar, Evânio Martis, assinaram como testemunhas. A parceria tem como objetivo a cooperação técnica, científica, educacional, social, cultural e tecnológica.

Na ocasião, falou o presidente do Instituto Olhar, instituição sem fins lucrativos, que desenvolve um Programa de Atenção ao Portador de Glaucoma, deste modo convivendo com a realidade da saúde ocular de todo o estado do Ceará. A Bioclínica do Instituto recebe pacientes de todo o estado. Em seguida, discursaram a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Imaculada Fonseca, o representante do Senador Inácio Arruda, o Dr. Luiz Carlos Antero, e o presidente da Sociedade Cearense Oftalmológica, Dárcio Carvalho Costa, lembrando, na ocasião, que o glaucoma é uma doença incurável, mas não quer dizer intratável e que a possibilidade do paciente permanecer enxergando até o final da vida, depende de um diagnóstico precoce e de cuidados continuados.

Ao discursar, o reitor Jackson Sampaio destacou que falaria a partir de três papeis de sua trajetória de vida: pessoa, médico e reitor. Quando criança conviveu muito de perto com o glaucoma. Seu avô ficou cego aos 43 anos de idade, por glaucoma agudo, e todas as histórias vivenciadas o colocam na cena de luta do dia a dia e do apoio às atividades do Instituto Olhar.

Como reitor falou nas diferentes questões enfrentadas ao longo dos 15 meses de reitor e da importância de momentos como este, que superam as dificuldades e dão sentido à gestão. “É mais ou menos 10% do tempo que posso dedicar às políticas finalísticas, às questões específicas da educação superior, da pesquisa, da extensão social e da inovação tecnológica”, explicou o reitor. Por tudo isso, agradeceu à professora Lúcia Helena e ao presidente do Instituto Olhar pela oportunidade de avançar na capacidade de atender a sociedade naquilo que ela precisa e para a qual a universidade existe.

Como reitor fez questão de destacar e agradecer a presença dos dois Secretários Executivos das Regionais IV e V. Lembrou que o trabalho realizado na Regional IV extravasa para a Regional V e que a UECE deve servir de referência, em saúde e educação, para as duas Regionais. E lembra que, no momento, a universidade vem cedendo terreno do campus do Itaperi para a Prefeitura de Fortaleza criar projetos na área de saúde: o Centro de Zoonoses, a Policlínica Nascente, o Centro Integrado Saúde-Escola e o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas. Dentro de, no máximo, duas semanas, o prefeito Roberto Cláudio assinará a ordem de serviço de uma Unidade de Pronto Atendimento-UPA, a ser instalada no campus do Itaperi.

Em seguida o reitor agradeceu ao representante do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Arruda Bastos, lembrando as parcerias da UECE com o Estado, como o Juizado de Pequenas Causas, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Diva Cabral e a Escola Profissionalizante, esta em construção. Especificamente, no campo da saúde, as iniciativas envolvem a instalação do Serviço de Verificação de Óbitos-SVO.

A solenidade de assinatura de convênio entre a UECE e o Instituto Olhar contou também com a presença do diretor do CESA, Vladimir Spinelli, da diretora do CCS, Gláucia Posso Lima, da representante do deputado federal Chico Lopes, Sâmia Helena, da titular da Secretária da Mulher de Pacatuba, Jaira Rocha, dos vereadores de Pacatuba, Francisco Cláudio Costa Borges e Francisco Antônio Martins da Silva, da representante do prefeito de Pacatuba, Maria do Carmo Pinto, do Secretário da Regional IV,  Airton Mourão, do Secretário da Regional V, Júlio Ramon Soares, da pró-reitora Pós-Graduação e Pesquisa em exercício, Luilma Albuquerque Gurgel, da vice-coordenadora do curso de Enfermagem, Francisca Montesuma, entre outros convidados.