Controle da natalidade de cães atende 30 animais do Campus do Itaperi

27 de julho de 2012 - 14:31 #

A esterilização de 30 cães, sendo 16 fêmeas e 14 machos, é o resultado da recente parceria entre a Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza (CCZ). Em seguida, os animais foram encaminhados a uma feira de adoção. Para que se firmasse o acordo, houve primeiro, um entendimento entre a coordenadora do CCZ, médica veterinária Evanisa Alves Ventura e do diretor da FAVET, professor Célio Pires Garcia. As cirurgias foram realizadas na semana passada, pela equipe da Unidade Hospitalar Veterinário (UHV) da FAVET/Uece sob a orientação do professor Odanir Cruz Moreira, que disse ter contato com um grande apoio da mídia cearense.

Segundo o professor Célio Pires, a FAVET tem várias atividades programadas para o segundo semestre de 2012, em benefício de cães e gatos. No primeiro momento, atenderá animais do Campus do Itaperi e do entorno da universidade. No último dia 23 de julho, a FAVET, em parceria com o Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (GABA), realizou a esterilização de 30 gatas abandonadas no Itaperí, as quais, após a sua recuperação ficam à disposição da população para adoção.

Célio Garcia disse que dessa forma, evita-se o aumento da população de gatos em 560 filhotes, levando-se em conta que uma gata tem quatro partos por ano e, em cada um deles, produz uma média de cinco filhotes. Nessa ação a FAVET evitou o nascimento do número de filhotes, já mencionado. Com certeza, muitos desses animais que nasceriam, possivelmente, seriam abandonados e entrariam, dentro de seis meses, em pleno ciclo reprodutivo.

A equipe da FAVET/UHV contou com a participação dos médicos veterinários Érika Carvalho de Alencar, Alex Alves da Silva e Geraldo Juarez Rodrigues, dos alunos do Curso de Medicina Veterinária, Ana Carla de Castro, Rodrigo Fonseca, João Paula, Dayanny Lima, Lidia Palácio e Mirla Baracho, além de representantes do GABA, Kellen Oliveira, Amanda Castelo e Alania Cardoso. Os trabalhos foram coordenados pelo vice-diretor da FAVET, professor Odanir Cruz Moreira.

Fonte / Informações: Diretor Da FAVET, Célio Garcia, 3101-9831