Continuam abertas as inscrições para a Especialização em Engenharia de Software

9 de fevereiro de 2012 - 19:49 #

 

 

As inscrições para a quinta turma do curso de Especialização em Engenharia de Software, com Ênfase em Padrões de Software, continuam abertas e os interessados devem se dirigir ao Bloco de Pesquisa e Pós-Graduação em Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, Avenida Paranjan, 1700. Com uma oferta de 40 vagas e duração de 18 meses, o curso é uma realização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), através do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Segundo o Prof. Dr. Jerffeson Teixeira de Souza, diretor de Pesquisa da Uece, podem se inscrever para o curso, profissionais graduados em que os diplomas sejam definidos como duração plena e reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Os candidados devem ter experiência em computação e interesse na área de Engenharia de Software e/ou Padrões de Software ou profissionais de áreas afins. O início do curso está previsto para março ou abril de 2012. Ao falar sobre a Especialização em Engenharia de Software, professor Jerffeson Teixeira disse que a crescente demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI), fez com que a Uece criasse a  quinta turma desse curso.

A área de desenvolvimento de sistemas é o caminho natural de atuação de profissionais graduados nos cursos de Ciência da Computação e afins. Por conta da complexidade crescente dos sistemas computacionais e do próprio caráter dinâmico desse ramo da computação, anualmente, constata-se, com o surgimento de novas tecnologias de verificação, a necessidade cada vez maior de reciclagem e atualização de profissionais atuantes nessa área. Tal atualização é essencial no sentido de suprir as competências, o dinamismo e as habilidades requeridas por esse exigente mercado de trabalho.  

Dentre as várias tecnologias destinadas a auxiliar o processo de desenvolvimento de sistemas, o uso de Padrões de Software têm sido considerado, tanto no meio acadêmico como no ambiente profissional, um instrumento fundamental de garantia de qualidade e produtividade no desenvolvimento de projetos de software. Essa tecnologia fornece um vocabulário comum para expressar soluções e uma linguagem para relacioná-las.

O curso de Especialização em Engenharia de Software, com Ênfase em Padrões de Software tem por objetivo fornecer uma visão sistêmica e atualizada da área de Engenharia de Software, enfocando o desenvolvimento de sistemas, através da discussão de aspectos conceituais do estudo de metodologias e técnicas usadas neste segmento.

 

Fonte / Informações
WebSite: https://www.uece.br/ees ou Email: eesuece@gmail.com
Fone: (85) 8552.8252 ou (85) / 3101.9776 – com a Profa. Marycelia só às segundas e quartas feiras