Contadores comemoram seu dia domingo, 22

20 de setembro de 2013 - 14:05

As efemérides que marcam o final de semana começam no sábado, dia 21

Desde 1982 que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência em 21 de setembro. No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência. Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988.

A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Escolheu-se o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

O 21 de setembro é também o Dia da Árvore, data em que se inicia a primavera no hemisfério sul. No Brasil, o presidente Castelo Branco foi quem instituiu essa data, em 1965.

É ainda o Dia Internacional da Paz, data estabelecida em 1981 pela Assembleia Geral como uma oportunidade para que os habitantes de todo o mundo promovam a solução pacífica de conflitos e respeitem a paz com a cessação das hostilidades por pelo menos um dia.

Este ano, o tema para a data é “Educação para a Paz”. Atualmente 57 milhões de crianças não têm acesso à educação e recordou as palavras da estudante paquistanesa Malala Yousafzai, dizendo que “um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Yousafzai foi baleada por integrantes do grupo fundamentalista Talibã no ano passado por frequentar a escola.

Já no domingo, dia 22, os contadores festejam seu dia.

O Curso Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi reconhecido em 1996. São oferecidas 100 vagas anuais.

No último vestibular, 2013.2, houve 572 inscritos para suas 50 vagas, com uma concorrência de 11,44 candidatos por vaga, a décima maior.

O objetivo do Curso de Ciências Contábeis da UECE é formar profissionais aptos a atuarem na sociedade especialmente na área de pesquisa. Tem ainda como finalidade precípua às novas demandas sociais em termos de assessoramento, de contribuição à formação de novos profissionais, por meio de docência, assim como de contribuir para a racionalização da mudança social através de planejamento científico, objetiva também preparar profissionais com formação básica que os capacitem ao conhecimento da realidade social mediante o uso dos métodos científicos compatíveis com a evolução tecnológica atual.