CONSU aprova concessão de título Doutor Honoris Causa a Adib Jatene

5 de março de 2013 - 15:10

Dentre as várias matérias apreciadas ontem, dia 04 de março, em sua primeira sessão ordinária, o Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (CONSU/UECE) aprovou a concessão de titulo honorífico ao professor, médico cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Domingos Jatene.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa da UECE ao médico Abid Jatene foi uma proposta da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Gláucia Posso Lima. A diretora lembrou que o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), considerado pela Folha de S Paulo “o mais prestigiado cardiologista brasileiro”,  veio ministrar a aula inaugural do curso de Medicina da UECE, que este ano comemora 10 anos de funcionamento.

Segundo o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, presidente do CONSU, o professor Adib Jatene consolidou o Sistema Único de Saúde (SUS), quando foi o titular do Ministério da Saúde, no início dos ano 90.

Nascido no Acre e formado pela USP, Abid Jatene também deixou a marca de sua atuação profissional no Ceará ao realizar as quatro primeiras cirurgias intra-cardíacas, com circulação extracorpórea, na Casa de Saúde César Cals.