Conselho Superior da Funcap aprova instruções normativas para 2017

2 de janeiro de 2017 - 12:48

 

As principais mudanças dizem respeito às bolsas para Pesquisador Visitante e de Mestrado e Doutorado.

O Conselho Superior da Funcap, presidido pelo secretário Inácio Arruda, aprovou, por unanimidade, oito instruções normativas para 2017.

As instruções normativas fixam critérios, requisitos, documentações e orientações necessárias a concessão, implementação, acompanhamento e avaliação de diversos programas geridos pela Funcap, como as bolsas de Formação Acadêmica – Mestrado e Doutorado; Transferência de Tecnologia (BTT); Pesquisador Visitante (BPV); Fixação de Pesquisador (BFP); Iniciação Científico-Tecnológica (BICT); Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI); Apoio Técnico (BAT) e Auxílio à Participação em Eventos Científicos.

As principais mudanças dizem respeito às bolsas BPV e Mestrado e Doutorado.

A partir de 2017, o prazo de vigência das bolsas BPV serão de até 24 meses, podendo ser renovadas por até 12 meses. O prazo máximo era de seis meses.

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, disse que essa medida atende uma demanda de atração de pesquisadores seniores para o Ceará. Um dos objetivos das bolsas BPV é viabilizar a permanência de cientistas e especialistas do mais alto nível que possam contribuir para elevar o conhecimento científico, tecnológico e humanístico no Estado, além de contribuir para a consolidação e diversificação de grupos de pesquisa e apoiar a melhoria da pós-graduação das IES cearenses.

Já as bolsas de mestrado e doutorado voltam a ser concedidas exclusivamente a estudantes sem vínculo empregatício ao contrário do que ocorreu em 2016.

De acordo com Tarcísio Pequeno, a Funcap fez a experiência de adotar o mesmo critério da Capes e do CNPq, que permitia a concessão de bolsas a alunos com vínculo empregatício.

“As bolsas foram criadas para que o aluno possa fazer pós-graduação em tempo integral. Considerando a escassez de recursos, não tem sentido alunos que não podem se dedicar completamente à pesquisa receberem bolsas, enquanto todos os alunos que não tem vínculo ainda não tiverem sido contemplados com a ajuda de custo”, explica o presidente da Funcap.

No entanto, aqueles que já têm bolsas em andamento, terão as mesmas condições garantidas durante o tempo de vigência do contrato.

Na ocasião, foi lançado novo edital de concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado para 2017.

Durante a reunião, também foi apresentado o relatório de desempenho do órgão pelas diretorias Científica, de Inovação e Administrativo-Financeira.

Na avaliação do secretário Inácio Arruda os resultados foram muito positivos: “mesmo numa situação de dificuldade, o esforço grande da equipe garantiu um excelente resultado. A Funcap é o nosso instrumento de ciência e tecnologia, um movimento em construção ainda não consolidado no Ceará e que exige muito debate”.

Para ele, é preciso encarar a ciência e tecnologia como um fator de desenvolvimento. “Temos que entender que esse esforço de investimento traz uma resposta muito importante para o Estado”, finalizou.

Confira as Instruções Normativas:

Mestrado e Doutorado: http://bit.ly/2ikMvKd
BTT: http://bit.ly/2iLUzmc
Pesquisador Visitante: http://bit.ly/2hBQNzt
Fixação de Pesquisador: http://bit.ly/2ix305j
Bolsa de Iniciação Científica: http://bit.ly/2ieRD4m
Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo a Interiorização (BPI): http://bit.ly/2hwa94n
Apoio Técnico: http://bit.ly/2hwe4hr
Auxílio à Participação em Eventos Científicos: http://bit.ly/2hBPT6d

 

Fonte: Funcap, com informações da Secitece