Conselho Diretor da UECE aprova dois grandes projetos

24 de junho de 2013 - 13:02 #

Foram aprovados na última reunião do Conselho Diretor (CD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorrida no dia 18 de junho, dois importantes projetos, o de implantação do Centro de Excelência, Empreendedorismo e Inovação, onde funcionou o antigo Campus 25 de Março da UECE, e a construção da Escola de Defesa Civil, no Campus do Itaperi, aprovados, na ocasião, por unanimidade.

No projeto do Centro de Excelência, segundo o professor Jackson Sampaio,  as discussões foram mais complexas porque coloca novamente na cena acadêmica o antigo Campus 25 de Março, berço do Curso de Administração da UECE e tem, agora, como coadjuvante a Faculdade CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Nas bases do projeto está a assinatura de um convênio, entre as duas instituições, em que a Faculdade CDL vai poder utilizar aquele Campus para suas diferentes atividades.

O reitor convidou o ex-reitor Assis Araripe para debater o compartilhamento das instalações do Campus, que fica ao lado da Faculdade CDL, em virtude de toda essa discussão ter se iniciado em sua gestão. Achou que era justo e necessário a presença do professor Araripe, que deveria trazer alguma ideia para esse Conselho. Na ocasião, o reitor apresentou um portfólio sobre o Campus 25 de Março. Araripe disse que aquele era um momento histórico e lembrou que o antigo Campus é o berço do Curso de Administração da UECE, o primeiro do Ceará. O diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor Vladimir Spinelli, participou também das discussões.

O outro projeto aprovado foi o da construção da Escola de Defesa Civil, no Campus do Itaperi, resultado do acordo de cooperação entre o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e o Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, com interveniência do Corpo de Bombeiros Militar e a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). Ainda como parte das negociações o Centro de Pesquisa em Desastre (CEPED) ficará sediado no Campus do Itaperi.

Para a construção da Escola de Defesa Civil será assinado convênio de cooperação mútua entre a UECE, Corpo de Bombeiros e Centro Nacional de Monitoramento e Acompanhamento de Desastres Naturais (CEMADEN). O objetivo do CEMADEN é criar uma dessas unidades em todos os estados brasileiros. Já existe no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Amazonas. A quarta será no Ceará, em virtude da possibilidade de cessão de terreno no Campus do Itaperi, ao lado da  torre do radar meteorológico do Mestrado de Ciências Físicas Aplicadas. A escola dará apoio ao mestrado e ao futuro Doutorado de Ciências do Ambiente e do Clima, bem como, as pesquisas que o SENAI vai desenvolver, incorporando o antigo projeto do Centro de Energia Alternativa e Meio Ambiente (CENEA).

O mesmo acordo vai garantir o funcionamento do Avião Laboratório da UECE, que é um dos principais interesses da universidade. A UECE consultou as 37 universidades estaduais brasileiras  sobre participação dessas instituições no consórcio de uso e gestão do equipamento. Nenhuma se manifestou. Já em negociação o uso do Avião Laboratório pela Fundação Edson Queiroz. Com o acordo entre o CEMADEN, CEPED e UNIFOR a UECE já pode imaginar na condição de manter o avião em atividade acadêmica. Outros projetos que constavam na pauta do Conselho Diretor foram analisados e aprovados.