Conselho de Reitores das Universidades Cearenses se reúne na SECITECE

14 de junho de 2016 - 17:10 #

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) realizou na tarde da última quarta-feira (08/06), na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), uma reunião que teve a participação do secretário Inácio Arruda. O titular da SECITECE, na ocasião, assinou portaria criando Comissão para Elaborar proposta de Lei Orgânica de Regulamentação das Autonomias das Universidades Estaduais Cearenses.

alt

Durante o encontro foi assinado também Convênio de Cooperação entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA) para oferta de turma fora sede do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Cariri, em parceria com a URCA. O documento foi assinado pelos reitores da UECE, Jackson Sampaio, e da URCA, Patrício Melo.

alt

Ficou acertada, na reunião, a realização de um seminário programado para agosto, iniciando série de seminários anuais. Entre os pontos de pauta estarão à regulamentação das autonomias das universidades cearenses, o processo de institucionalização da educação à distância e o desenvolvimento de programas de mobilidade estudantil.

Foi realizada nova rodada de debates sobre o Plano Nacional de Educação, aprofundando a discussão sobre as 10 diretrizes que vão desde a erradicação do analfabetismo, passando pela universalização do atendimento escolar, até a superação das desigualdades educacionais.

alt

Atualmente, o CRUC é presidido pelo reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Patrício Melo, e vice-presidente, a reitora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a professora Fátima Veras.

Estavam ainda presentes na reunião, a reitora da UNIFOR, Fátima Veras, o reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho, o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Lange Ness, o vice-reitor da Universidade da Integração Internacional e Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Aristeu Rosendo Pontes Lima, e o coordenador da Célula de Educação Superior da SECITECE, B.C Neto, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da URCA, Alysson Pinheiro e a secretária executiva do CRUC, Glaucia Lemos.