Conselho de reitores busca mais interação entre as IES

4 de dezembro de 2015 - 16:27 #

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses(CRUC) realizou na manhã de quarta-feira, 2 /12, a última reunião deste ano e teve a participação do secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda. O encontro ocorreu na Reitoria da Unifor. Ao final, a anfitriã, reitora Fátima Veras, acompanhou os participantes numa visita ao laboratório, onde diversas pesquisas estão em andamento inclusive na área molecular para a saúde humana e animal.

Além da reunião, houve uma confraternização. O presidente do conselho, reitor da Urca, José Patrício, buscando uma maior interação entre as instituições, colocou em pauta o calendário de atividades para 2016, ficando acertado que as reuniões do Cruc ocorrerão na primeira quarta-feira dos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Um seminário ficou programado para agosto e entre os pontos de pauta: a regulamentação das autonomias das universidades, institucionalização da educação à distância e mobilidade estudantil.

O encontro contou ainda com as presenças dos reitores Fabianno Carvalho, da Uva; Jackson Sampaioão, da Uece; e representando o reitor da Unilab, o professor Aristeu Rosendo. Houve uma apresentação de Cândido Bezerra Costa Neto, da Secitece, sobre o Plano Nacional de Educação, o qual elencou as 10 diretrizes que vão desde a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar, até a superação das desigualdades educacionais.

alt

O secretário Inácio Arruda elogiou o convívio das universidades para discutirem os problemas e encontrarem soluções sem superposição das atividades. Nesse ponto, o reitor Fabianno Carvalho alertou que os avanços serão conquistados se houver participação. A reitora da Unifor deu um conselho básico: Basta transformar o que se pensa em ação. Jackson Sampaio, da Uece, parodiando o Ciências sem Fronteiras sugeriu o programa Ciência sem Porteiras , e o professor da Unilab, Aristeu Rosendo classificou como muito importante a interação entre as instituições.