Conselho da FUNECE e Conselhos da UECE se reúnem para analisar situação da greve

15 de janeiro de 2014 - 00:21 #

O Conselho Diretor (CD), máxima instância de decisão coletiva da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), o Conselho Universitário (CONSU) e o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), máximas instâncias de decisão coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE), reuniram-se na última segunda-feira, 13 de janeiro, de modo unificado, pela segunda vez, em situação extraordinária, para analisar a situação de greve, que há três meses é vivenciada pela universidade. Assinaram a folha de frequência 58 conselheiros, dos 95 esperados.

A reunião começou às 14h30 e foi declarada encerrada às 17h15, tendo havido, por parte do Presidente dos Conselhos e Reitor da UECE uma breve informação sobre o histórico da greve, descrição da situação atual, destaque para a pauta geral e os pontos prioritários de negociação e, por fim, as possibilidades de acordo com o Exmo. Sr. Governador do Estado.

Para subsidiar o debate pelos conselheiros, foram indicados o Comunicado dos Reitores das IES, publicado nos sites institucionais no dia 05 do corrente mês, e o Comunicado do Comando de Greve publicado no Jornal O POVO no dia seguinte, documentos estes que todos declararam conhecimento. Após 14 conselheiros fazerem uso da palavra, o Presidente propôs dois encaminhamentos:

1- Referendar a decisão do Presidente/Reitor de subscrever o Documento dos Reitores das IES – A proposta foi aprovada com um voto contra, duas abstenções e 55 votos a favor;

2- Autorizar, em caráter extraordinário, convocação do CEPE em tempo inferior ao regimental, visando, o mais rapidamente possível, aprovar o calendário de reposição de aulas do semestre letivo 2013.2 e, pelos menos, o semestre letivo 2014.1. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Mais uma vez, a UECE demonstrou sua capacidade de organização e sua cultura democrática, tanto na dimensão dos movimentos estudantis, docentes e de servidores técnico-administrativos, como na dimensão institucional da gestão e dos órgãos de deliberação coletiva.