Conheça o novo site do Departamento de Informática (DI) da Uece

22 de maio de 2015 - 12:39

alt

O Departamento de Informática (DI), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está de cara nova. O novo site do o DI objetiva facilitar e agilizar, com qualidade e eficiência, a integração dos vários departamento da Universidade, desenvolvendo soluções em tecnologia da informação.

Dirigido pela professora Wilda Fernandes, o DI tem três divisões: Desenvolvimento e Soluções de TIC, coordenado por João Horácio Felipe Júnior; Infraestrutura e Segurança, com Ivonildo Paula Ribeiro à frente, e Suporte Operacional, comandado por Abrahão Alam Neto.

Na coluna da direita do site, o usuário encontra vários serviços que o DI oferece, como acessar a conta de email institucional, como proceder para ter acesso ao portal da Capes e Sistemas, HelpDesk, entre outros.

alt

Ao clicar na tag Sistemas, o internauta será dirigido para a página que discrimina entre Sistema Externo e Sistema Interno. O primeiro pode ser acessado de qualquer rede, enquanto o outro é a intranet, ou seja, só pode ser acessado pela rede da Uece.

O Sistema Externo é composto de Professor On Line, Aluno On Line, Help Desk (solicitar serviços do DI), SigBolsas, Transporte (para requisitar veículo para locomação a trabalho), Sistema de Gestão de Diárias e Passagens (SiDGP), Sistema de Administração de Bolsas Estudantis (SABEs), entre outros.

alt

Em cada um destes serviços, há disponível uma lista de perguntas e respostas de problemas que podem ocorrer quando o usuário tenta acessar aquele serviço. Por exemplo, no Aluno On Line – Problema: Tento acessar o aluno online e aparece a seguinte mensagem: “Dados não encontrados”. Solução: Procurar o coordenador do seu curso e criar uma nova senha.

O Departamento de Informática da Uece foi agraciado por três anos consecutivos, 2011 a 2013, pelo Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica, instituído pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag), que considerada projetos de Cidadania Eletrônica os sistemas de informações, processos ou ferramentas que utilizem necessariamente a TIC, com o objetivo de automatizar, otimizar e/ou facilitar os serviços para o efetivo atendimento ao cidadão, direta ou indiretamente.