Congresso Nacional de Botânica debate Botânica e Desenvolvimento Sustentável

9 de agosto de 2011 - 19:59 #

 

 

 

O 62° Congresso Nacional de Botânica (CNBOT62), que tem como tema “Botânica e Desenvolvimento Sustentável”, foi aberto neste domingo (07/08), no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, com e aproximadamente 1.000 presenças. O Vice-Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, no exercício da Reitoria, presidiu a solenidade, que contou com a presença do presidente da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), Dr. Carlos Wallace do Nascimento Moura, e do presidente do Conselho Superior da SBB, Luís Antônio de Souza. Como parte do evento está acontecendo a 34ª Reunião Nordestina de Botânica, que tem a Uece, como instituição executora do encontro. Informa o coordenador do congresso, professor Eliseu Marlônio Lucena, que é a terceira vez que Fortaleza sedia o evento e a primeira, patrocinado pela Uece. O destaque da solenidade foi a homenagem ao professor aposentado da Uece, Afrânio Gomes Fernandes, que recebeu uma placa de prata pelos 61 anos de profissão dedicada à botânica.

Ao falar de improviso, o professor Afrânio Gomes Fernandes ressaltou a importância da botânica e que “nenhuma ciência ultrapassa a botânica”. Citou ainda o nome de Calorus Linnaeus (em português Carlos Lineu), “Pai da Botânica”, importante cientista das áreas das Ciências Naturais e que foi o cientista mais importante de sua época. O que chama a atenção no Congresso Nacional de Botânica são as 1.509 apresentações de Pôsteres. Para o encontro, que prossegue até 12 de agosto, estão inscritos participantes de diferentes estados brasileiros e até do exterior. A programação envolve 115 atividades, entre palestras, simpósios, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, exposições, reuniões diversas, lançamento de livros, premiações e excursões de campo, incluindo ainda a entrega do Prêmio Verde 2011.

O Quinteto de Metais da Orquestra Contemporânea do Ceará (OCC) saudou os participantes do evento com várias músicas, entre as quais, “Gaúcho” de Chiquinha Gonzaga. Ao falar na abertura do congresso, o professor Antônio de Oliveira Gomes Neto fez referências à região Nordeste, que, “com território espalhado pelo Semiárido, apresenta uma diversidade de plantas e animais que encantam os pesquisadores, daqui e dalém fronteiras. O Nordeste tem os olhos voltados para o 62º Congresso Nacional de Botânica e a 34ª Reunião Nordestina de Botânica, na certeza de que magnos temas, de interesse para a formulação de políticas do uso de nosso espaço com fulcro no desenvolvimento sustentável, merecerão a atenção dos senhores”.

A solenidade de abertura do CNBOT62 contou ainda com a presença do Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, prof. Jackson Sampaio, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA e vice-presidente do congresso, Maria Arlene Pessoa da Silva,  o presidente da comissão organizadora do evento, Eliseu Marlônio de Lucena, e demais integrantes, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), profa. Gláucia Posso Lima, a Vice-Diretora do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), profa. Célia Sampaio, professores Oriel Herrera Bonilla, Geanne Barros Leal, Lydia Dayanne Pantoja, Reselita Maria de Souza Mendes, Aiala Vieira Amorim, Sirleis Rodrigues Lacerda, entre outros professores, estudantes, servidores e convidados. 

O Congresso Nacional de Botânica é promovido anualmente pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e em 2011 a realização é do Curso de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Para este ano são considerados os aspectos de preservação das reservas naturais dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, pois o desmatamento indiscriminado, o extrativismo predatório e o desrespeito à natureza podem acarretar no desaparecimento de plantas com grande potencial terapêutico e que ainda não foram pesquisadas sob o ponto de vista botânico, agronômico, fitoquímico ou farmacológico. Aspectos estes que se encontram agravados diante da nova realidade do aquecimento global.
 

Logicamente, este novo cenário tem afetado o rico e diverso ambiente sul-americano, que é extraordinário, especialmente no caso do Brasil, que tem a maior diversidade biológica de plantas, animais e microrganismos do planeta, além de possuir invejável acervo de recursos naturais edafoclimáticos, hídricos e de revestimento florísitco. Estima-se que o Brasil possua cerca de 20% de toda a biodiversidade existente no planeta, ao mesmo tempo em que contém em torno de 19% dos solos agricultáveis do mundo. Apesar de toda essa riqueza, o Brasil é altamente dependente dos produtos exóticos, cujo atual e necessário intercâmbio do germoplasma desejado, torna-se cada vez mais difícil em face das leis de propriedade intelectual e de acesso aos recursos genéticos, já considerados em muitos países, fontes destes recursos naturais.

O Congresso propicia forte interação e integração entre estudantes, especialistas, mestres e doutores dos diversos segmentos da Botânica. Os participantes tratam das diferentes questões relacionadas à conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável e mercado de trabalho, sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão. Durante o CNBOT62 são abordadas todas as áreas da Botânica, com ênfase no desenvolvimento sustentável, o que amplia a participação e integração de diversos grupos de pesquisa interessados no contexto do continente sul-americano.

Para atender a grande pauta de atividades, o congresso conta com 5 Palestras magistrais, 16 Simpósios, 26 Mesas-redondas, 12 Mini-Cursos (pré-congresso), 10 Reuniões Satélites, 14 Seções de Apresentações de Pôsteres, 16 Seções de Apresentações Orais, 1 Assembléia da SBB (Ordinária), 5 Oficinas, 2 Exposições, 6 Excursões, 1 lançamento de plano de conservação e a entrega do Prêmio Verde 2011.

 

Fonte / contato: secretaria do CNBOT62 (85) 3101-9957 /  3101-6102 / 3101-9801
Local do evento: Hotel Praia centro/Fábrica de Negócios – Fortaleza-CE, Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema – www.praiacentro.com.br

 

Comissão Organizadora do Congresso:
Presidente: Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena – UECE
Vice-Presidente: Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva – URCA
1º Secretário: Dr. Oriel Herrera Bonilla – UECE
2º Secretário: Dr. Fernando Antônio Souza de Aragão – Embrapa
1ª Tesoureira: Dra. Roselita Maria de Souza Mendes – UECE
2ª Tesoureira: M.Sc. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros – UECE

Coordenação do Comitê Científico:

Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena – UECE
Dra. Sirleis Rodrigues Lacerda – URCA
M.Sc. Lydia Dayanne Maia Pantoja – UECE