Congresso debate estudo e ensino da Lingüística em Fortaleza

14 de outubro de 2010 - 19:11 #

”A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e seu potencial de empoderamento semiótico-discursivo” é o tema do VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL), que aconteceu em Fortaleza, de 07 a 09 de outubro, no Ponta Mar Hotel. A solenidade de abertura foi presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Assis Araripe. O pesquisador Christian Mathiessen da Polytechnic University de Hong Kong proferiu a primeira palestra sobre o tema “O Poder da Metalinguagem Sistêmico: seu potencial de empoderamento”.

Em seu discurso, o Reitor Assis Araripe falou que a Universidade vive hoje um momento de efervescência, comemorando os seus 35 anos com muita competência para o engrandecimento do Ceará e do País. Falou das experiências do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada (PosLa) do Centro de Humanidades da UECE, que vem sendo empreendido e aplicado, tanto no ensino intelectual como cultural, que servirá de embasamento para uma formação de  professores e alunos. Araripe ressaltou ainda, a importância de investir na formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento.

Para o presidente do VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, professor Pedro Henrique Praxedes, o foco do evento trata principalmente da extensa área em que se pode ler e interpretar o mundo, através de temas tais como “Estudos discursivos: Análise Crítica do discurso/Análise”, “Estratégica do discurso/ Análise Positiva do discurso”, “Estudos Culturais”, “Linguística da Mídia”, “Linguística Artística”, entre muitos outros.

Rosa Konder foi professora de inglês e literatura do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Proferiu inúmeras palestras no exterior, como nos Estados Unidos, na Inglaterra, entre outros. Possui uma extensa lista de serviços prestados a UECE, no período de 1992 a 1999. Durante as comemorações dos 25 anos da UECE, em 2000, recebeu o Título Doutor Honoris Causa, juntamente com outras cinco personalidades internacionais que se destacaram na história do mundo acadêmico. Na ocasião, foi homenageado também, o Prof. José Luiz Meurer, “in memória”, representado pela Profa. Viviane Heberle.

O evento reuniu em torno de 600 participantes, além de estudiosos do Brasil e de diversos países como Japão, Austrália, Itália, Inglaterra, China, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Paraguai e Uruguai. A programação do VI ALSFAL contou com mesas redondas, conferências, minicursos e lançamento de vários livros. Foram apresentados, durante todo o congresso, 320 trabalhos em forma de pôsteres e sessões de comunicação em grupos e individuais.

O principal objetivo do encontro foi o debate da teoria linguística (teoria dos estudos da linguagem) LSF (ou Escola de Sydney) através do potencial dos resultados das pesquisas realizadas com base no seu arcabouço teórico-metodológico, além de favorecer o autoempoderamento (a construção de poder para si próprio, mas por meio da interação com outros mais experientes) das pessoas através do uso eficaz das semioses discursivas (processo de criação de significados – semiose – via a construção de textos – discursivos. Tais textos,  podem ser verbais orais, verbais escritos, verbais de sinais – línguas de sinais -, não-verbais visuais, não-verbais sonoros, não-verbais audiovisuais, não-verbais gestuais, não-verbais tridimensionais (esculturas, quadros etc) e várias combinações de textos verbais e não-verbais.

Além das associações regionais da LSF (a latino-americana – ALSFAL -, a americana, a australiana, a japonesa, a europeia, a africana), existe a ISFLA (International Systemic-Functional Linguistics Association), que se reúne anualmente, tendo sido o congresso deste ano em Vancouver, Canadá, e a do ano que vem será em Lisboa – Portugal. O congresso da ALSFAL é anual, já tendo acontecido na Argentina, no Chile, no México e duas vezes no Brasil: em 2006 na PUC-SP e em 2008 na UFSC (Florianópolis). Esta foi a VI edição e a primeira vez no Nordeste do Brasil e em uma universidade estadual.

O VI ALSFAL foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, com apoio do Sistema Verdes Mares de Comunicação/ via  Diário do Nordeste. Compareceram ao encontro a Presidente da Associação de Linguísitca de Sistema Funcional da América Latina, Profa. Elsa Ghio, a Profa. Fátima Leitão, representando a PRPGPq da UECE, o Diretor do Centro de Humanidades, Marcos Colares, o Vice-Coordenador do PosLa da UECE, Prof. Ruberval Ferreira, entre outros.