Conferencista da Semana de Iniciação à Docência disse: o educador hoje está a serviço da Inovação

21 de novembro de 2012 - 19:46 #

O Auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará (UECE) lotou, na manhã desta quarta-feira (21/11), por ocasião da conferência da professora pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga, da Universidade de Brasília (UNB), que falou sobre o tema “A Importância da Formação Pedagógica para Aprendizagem Docente”, durante a III Semana de Iniciação à Docência da UECE, como parte dos eventos da XVII Semana Universitária. Professora Ilma, com doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), disse que a XVII Semana Universitária da UECE pode ser chamada de festival acadêmico.

Em sua palestra, afirmou que o educador de hoje deve estar a serviço da inovação. A sociedade mudou, a escola mudou e não é mais possível formar professores como na década de 50, explicou professora Ilma. Os futuros professores são mais independentes e devem ter a sua formação voltada para a questão social, pois temos um país de muitas desigualdades. Por isso é preciso correr atrás de uma escola de qualidade, em que, “enfrenta-se a desigualdade na partida e a igualdade na saída”, afirmou a professora Ilma Alencastro Veiga.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, abriu o evento fazendo um pequeno histórico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do qual a UECE faz parte desde 2009, iniciando com oito subprojetos e em 2012, alcançando a marca de 22 subprojetos. Lembrou a professora Marcília que, hoje, o PIBID/UECE atende, com bolsas, 306 alunos de 11 cursos da licenciatura, distribuídos entre os oito campi da UECE, capital e interior. Enfatizou ainda que 62% dos cursos da UECE são de licenciaturas, chamando atenção também para a inserção da Universidade no Programa de Licenciatura Internacional (PLI) em Ciências Físicas, com a ida de professores para Portugal.

A coordenadora institucional do PIBID/UECE, professora Isabel Sabino (CED/PPGE), falou sobre o programa, com destaque para a proposta intitulada “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”, que tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos com os fazeres característicos do trabalho docente. A proposta fundamenta-se no pressuposto de que a formação inicial de professores deve articular-se ao que acontece na escola, na sala de aula e demais contextos de atuação desse profissional.

A III Semana de Iniciação à Docência da UECE contou com a presença do coordenador de Gestão de Processos Educacionais do PIBID UECE, professor Nilson Cardoso, professores das unidades da UECE da capital e do interior, professores da Educação Básica (SEDUC e Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Carteús, Limoeiro do Norte e Itapipoca), outras Instituições de Ensino Superior, estudantes e convidados.