Conferência Regional de Tauá debate Ciência, Tecnologia e Educação

23 de março de 2010 - 15:54 #

“Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará” é o tema da II Conferência Regional de CTI&ES, agendada para esta quarta-feira (24/03), em Tauá, a 337Km de Fortaleza. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, participa do evento e na ocasião, apresentará um elenco de carências e sugestões da UECE, que irá integrar o documento final elaborado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), o qual será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

A Conferência Regional de CTI&ES, que se realizará no Parque da Cidade, em Tauá, (Rua Themístocles Lins Fialho, s/n), a partir das oito horas, vai reunir diferentes segmentos, governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. A Conferência de Tauá é a terceira de uma série de quatro Conferências Regionais preparatórias para a Conferência Estadual, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de abril. A solenidade de abertura será presidida pelo Secretário da Secitece, René Barreira, e contará com a presença de reitores e demais gestores universitários e representantes regionais.

Os 11 municípios que compõem a região dos Inhamuns, através de seus representantes, darão suas contribuições à Conferência de Tauá. Tais subsídios farão parte das discussões, cujo objetivo é abrir um amplo debate sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. O Reitor Assis Araripe lidera a equipe da UECE, integrada pelo Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Celina Ellery, professores-assessores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia – Tauá (CECITEC), Antônio Charles Silvério, professores, estudantes e servidores do SECITEC. Os municípios da região dos Inhamuns, presentes no evento, são os seguintes: Aiuaba, Arneiroz, Boa Viagem, Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quiterianópolis e Tauá.

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia – CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE.