Conferência Regional de Limoeiro debate educação superior

11 de março de 2010 - 15:36 #

Ao participar da primeira de uma série de Conferências Regionais, nesta quarta-feira (10/03), em Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza, no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Assis Araripe, falou sobre a importância do evento para as universidades estaduais e apontou o elenco de carências e sugestões da UECE. Tais elementos irão compor o documento final que a Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) vai elaborar, onde constarão também, as reivindicações dos órgãos vinculados à Secretaria.

Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência de Limoeiro traçou demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo governador Cid Gomes.

O evento envolveu os 35 municípios da região do Jaguaribe que irão contribuir para II Conferência Estadual de CTI&ES, que acontecerá, nos dias 8 e 9 de abril de 2010, em Fortaleza. O Reitor Assis Araripe liderou a equipe da UECE, integrada pelo Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, pelos Pró-Reitores de Planejamento, de Extensão, e Políticas Estudantis, Diretores de Centros e Faculdades, coordenadores de cursos, professores, estudantes e servidores. A Conferência Regional de Limoeiro foi presidida pelo Secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), René Barreira.

Além de Limoeiro, os encontros serão realizados também nos municípios de Crato (17/03), Tauá (24/03), Sobral (31/03), finalizando em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de abril. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Secretário da SECITECE, René Barreira. “Todos sabem da importância dessa conferência, que é um sistema verdadeiramente estratégico para o desenvolvimento agrário, em nosso Estado”, destacou o Secretário René Barreira. Ao falar sobre a Conferência Regional, o Reitor da UECE, Assis Araripe, disse que a iniciativa é extremamente importante para consolidar políticas públicas no nosso Estado, principalmente ligando capital e interior. Para o Secretário René Barreira, o Reitor Araripe foi extremamente feliz na sua afirmação.