Concurso para Agente Penitenciário 2011

12 de setembro de 2011 - 20:39 #

O Governo do Estado do Ceará, por intermédio das Secretarias de Planejamento e Gestão e da Justiça e Cidadania, tornou público no Diário Oficial do Estado do Ceará, que circulou no dia 06/09/2011 o Edital No 29/2011 – SEPLAG/SEJUS, de 01/09/2011, que regulamenta o Concurso para Agente Penitenciário, visando ao preenchimento de 800 cargos de provimento efetivo de Agente Penitenciário.

Os candidatos, quando nomeados, serão lotados na Secretaria da Justiça e Cidadania, com distribuição nas macrorregiões de Planejamento do Estado do Ceará (Região Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral/Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Baturité, Litoral Leste/Jaguaribe, Cariri/Centro Sul).

Estão sendo ofertados 455 cargos para a Região Metropolitana de Fortaleza, dos quais 91 são destinados a pessoas do sexo feminino e 364 a pessoas do sexo masculino, e 345 cargos para as demais macrorregiões.

A escolaridade exigida dos candidatos é o Ensino Médio completo ou Curso Profissionalizante de Ensino Médio realizado em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

As atribuições de um Agente Penitenciário são: vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais.

O ocupante do cargo será submetido a uma carga horária de 40 horas semanais, ressalvado-se o regime de plantão.

A remuneração será composta de R$ 1.274,75 (vencimento básico), R$ 509,90 (gratificação especial de atividade de risco) e R$ 148,72 (adicional noturno), totalizando R$ 1.933,37.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da Universidade Estadual do Ceará, www.uece.br/cev, e terão início no dia 21/09/2011.

O valor da taxa de inscrição é R$ 60,00 (sessenta reais). O candidato poderá ser isento do pagamento da taxa de inscrição, desde que se enquadre nas situações elencadas no Edital do Certame. A solicitação da isenção da taxa deverá ser feita no mesmo endereço eletrônico da inscrição e deverá ser realizada nos dias 21 e 22 de setembro de 2011.

O Concurso Público para Agente Penitenciário terá duas fases que serão realizadas na cidade de Fortaleza, constando a 1ª Fase de uma Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha, e a 2ª Fase, das cinco etapas seguintes: Inspeção de Saúde; Curso de Formação Profissional; Avaliação de Capacidade Física; Avaliação Psicológica e Investigação Social e Funcional. Com exceção da Investigação Social e Funcional, a 1ª Fase e demais etapas da 2ª Fase serão executadas pela Fundação Universidade Estadual do Ceará, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da UECE – CEV/UECE.

O cronograma de eventos do Concurso referente à 1ª Fase será divulgado até o dia 13 de setembro de 2011 (terça-feira) na página eletrônica da CEV/UECE.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (85) 3101-9710/ 3101-9711