Concurso de redação da ONU seleciona 60 universitários

11 de fevereiro de 2016 - 12:05

Concurso vai selecionar ensaios que debatam papel que a habilidade multilíngue pode desempenhar na promoção da cidadania global e do entendimento cultural. Vencedores participarão de Fórum Global de Juventude do Impacto Acadêmico da ONU, em julho, em Nova York, com tudo pago. Redação deve ser em um idioma oficial da ONU; prazo é dia 31 de março.

Sessenta estudantes serão selecionados como delegados ao Fórum Global de Juventude do Impacto Acadêmico das Nações Unidas, que será realizado entre os dias 25 e 31 de julho de 2016. No evento, os participantes criarão planos de ação relacionados com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes apresentarão estes planos de ação na Sede das Nações Unidas em Nova York.

O concurso denominado Muitas Línguas, Um Mundo fornece passagens aéreas, acomodação e refeições para as(os) selecionadas(os), cedidos pela empresa parceira da iniciativa, a ELS Educational Services, Inc.

Para participar, as(os) candidatas(os) devem fazer uma redação original de 2 mil palavras ou menos que discuta cidadania global e entendimento cultural, e o papel que a habilidade multilíngue pode desempenhar na promoção destes.

A redação deve refletir o contexto cultural, acadêmico, nacional e pessoal da(o) estudante. Os ensaios devem ser escritos numa língua oficial das Nações Unidas que não seja sua língua-mãe ou idioma principal ensinado na sua educação primária ou secundária. Os idiomas oficiais das Nações Unidas são árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

As(os) candidatas(os) terão que demonstrar competência tanto verbal quanto escrita no idioma escolhido para a redação. É preciso ser estudante universitário, recomendado e endossado por um integrante da faculdade ou representante da universidade, e deve ter 18 anos ou mais de idade até a data limite do concurso. Em 2015, cinco brasileiros foram selecionados.

O prazo para apresentação do ensaio é dia 31 de março de 2016 às 23h59 Eastern Standard Time (EST). Todos os detalhes sobre como participar em www.els.edu/en/ManyLanguagesOneWorld

No site do concurso, há uma área de perguntas e respostas: www.els.edu/en/ManyLanguagesOneWorld/FAQ

Fonte: ONU