Concluída segunda turma de Libras da Faec

22 de março de 2017 - 13:46

A Faculdade de Educação de Crateús (Faec), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou no dia 15 de março, no Teatro Rosa Morais, em Crateús, cerimônia de certificação para 36 alunos da segunda turma do Curso de Extensão em Libras, coordenado pela professora Cléia Feitosa. Os concludentes são dos níveis Básico e Avançado.

De acordo com a coordenadora, “esse projeto é considerado de grande importância, pois promove a Inclusão social da Comunidade Surda dos Sertões de Crateús, através do conhecimento da Língua de Brasileira de Sinais. Além disso, o curso de Libras contribui para o enriquecimento curricular dos professores, visto que lhes proporciona o conhecimento da Libras para melhor se comunicar com seus alunos surdos”, explica Cléia Feitosa.

alt

O curso, com carga horária de 90 horas, aconteceu no período de abril a dezembro de 2016, em parceria com a E.E.F.M. Lourenço Filho. “Agradecemos muito à professora da Escola, Zeneide Bezerra, aos intérpretes Márcia Alexandre, Jussara Sabóia e Izabel Santiago, à professora da Uece, Jane Eire Menez, à Neila Marques, que participou de nossa primeira turma e agora atuou como intérprete, e à aluna do curso de Química da Faec, que atuou como monitora, Camila Rodrigues”, lembra a coordenadora.

alt

Muitos desses concludentes já atuam na sala de aula, como professor ou intérprete, em escolas públicas municipais e estaduais.  “Esperamos, com este importante trabalho, atender não só as escolas, mas a todos os órgãos presentes no município de Crateús e cidades circunvizinhas com o conhecimento da Libras para que o Surdo possa realmente se sentir incluído na família, na escola e na sociedade”, finaliza Cléia.

alt

Estiveram presentes na cerimônia de certificação a secretária de Educação do Município de Crateús, Luiza Aurélia dos Santos Teixeira; o presidente do Conselho de Educação do Município de Crateús, Francisco Jurimar Pereira Sampaio; os representantes do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE/Crateús), Maria Silvia dos Santos Gomes; da Secretaria de Assistência Social do Município de Crateús, Douglas Pablo Gonçalves Freitas; do Sindicato dos Professores do Município de Crateús, Geraldo Alves; e do comandante do 7º BPM do Município de Crateús, Tenente Lobo; e a professora da Escola Lourenço Filho, Márcia Alexandre.