Concludente do bacharelado de piano presenteia o público com um “Recital de Formatura”

14 de junho de 2011 - 20:05 #

“Recital de Formatura” é o trabalho final que o concludente do Bacharelado de Piano do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Bruno Fragoso de Almeida, vai presentear ao público, às 19h30, desta quarta-feira (15/06), no centro Cultural Oboé, na Rua Maria Tomásia, 531. Com a apresentação de um roteiro de músicas eruditas, Bruno quer divulgar a cultura pianística, difundindo, portanto, a música de concerto, o que contribuirá com a formação de platéia e enriquecimento cultural da sociedade cearense. No Recital, Bruno contará com a participação especial de sua professora, Nelma Dahas. Feliz, o novo formando informa que acaba de ganhar uma bolsa para dar continuidade aos estudos de música, na Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos. Bruno também convida a todos para o seu “Recital de Formatura”, pois a entrada é franca. O roteiro musical vai contar com autores como J. S. Bach, F. Chopin, Claude Debussy, entre outros.

Bruno iniciou seus estudos de música aos 10 anos, terra onde nasceu, Quixadá, a 154 km de Fortaleza, município do Sertão Central cearense, sob a orientação do professor Carlos Kleber. Há algum tempo, desenvolve intensa atividade como pianista-solista e camerista. Na Uece, contou com a orientação das professoras Duda Di Cavalcanti e Nelma Dahas. Participou ativamente do projeto Impressões Musicais, realizado pelo curso de Música da Uece, no Teatro José de Alencar. Integrou a Orquestra de Sopros do curso de Música da Uece como pianista e atualmente integra a Camerata da UNIFOR.

Ainda como aluno, participou do I Festival Internacional de Música de Câmara de Campina Grande, Paraíba. Bruno é membro fundador da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), uma das entidades patrocinadoras desse evento. A APICE é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por iniciativa de professores, estudantes e intérpretes de piano com o interesse de promover e incentivar o estudo, a pesquisa e a prática de atividades relacionadas à música de concerto, com ênfase na formação e divulgação da cultura pianísitica.

A associação pretende desenvolver concertos didáticos, programas de rádio, realização de saraus em ambientes familiares e pequenos teatros, cursos de Apreciação Musical e História da Música, Centro de Pesquisa e Informação acerca da cultura pianística. Trabalhará também na formação repertório, compositores, novas metodologias, intérpretes, afinadores, tipos de instrumentos, escolas, concursos, mapeamento dos pianos existentes no estado do ceará, além de viabializar a experiência musical de jovens cearenses no Conservatório de Briançon, na França.

Fonte / contato: professor Heriberto Porto (8823-1793)