Concerto de estréia da primeira Orquestra Sinfônica (Pública) no Estado do Ceará

11 de abril de 2012 - 18:49 #

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) fará seu concerto de estréia no teatro José de Alencar, no dia 24 de abril às 19h com entrada franca. A apresentação dará inicio à temporada de (2012/2013), com uma série de concertos sinfônicos e outra de concertos de câmara. A OSUECE tem um repertório rico e variado e, durante esta nova temporada, terá sempre um número dedicado à obra de Luiz Gonzaga, em homenagem ao seu centenário e magnífico trabalho musical que construiu em vida.

A OSUECE é uma consequência natural do projeto “Orquestra contemporânea do Ceará (OCC-UECE)”, idealizado pelo maestro Alfredo Barros (Doutor em Composição pela Universidade do Texas em Austin, à frente do Bacharelado em Composição do Curso de Música da UECE).  O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988, durante o período de sua graduação em Composição e Regência, na UFBA.

O processo de institucionalização da orquestra possibilitou um caminho para o desenvolvimento correto e equilibrado da música sinfônica em nosso estado, com ênfase no desenvolvimento acadêmico e direcionamento artístico apropriado, foi por ato oficial do Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Professor Assis Araripe, que o processo de institucionalização foi concluído, no dia 22 de dezembro de 2011, possibilitando assim a criação da primeira Orquestra Sinfônica do Estado, de natureza pública, sediada em uma instituição pública de ensino superior. “A OSUECE tem uma diferença básica das outras, nós experimentamos formas diferentes de formação, como, por exemplo, com banda de rock, com coral, o nosso nome é diretamente direcionado a nossa função, ao mesmo tempo em que abrimos para este tipo de experiência, não podemos nos furtar ao passado, porque o passado faz parte dessa contemporaneidade”. Explica o maestro e diretor artístico Alfredo Barros, da OSUECE.

Os ensaios são realizados no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperí, na Av. Paranjana, 1700, terças, quartas, e sextas (13h30 às 16h30), quintas 18h às 21h. O projeto tem chamado à atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OCC–UECE no Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A violista Camila Meirelles, professora de viola da UFRN, que solou o belíssimo Concerto para Viola e Orquestra de Radamés Gnatalli, em outubro de 2011. Um destaque especial da atividade artística da OSUECE em 2011 foi sua exuberante participação no show da cantora Marina de La Riva, em janeiro de 2012.

A Orquestra Sinfônica da UECE age como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. Deste modo, também abre grupos de estudo para orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram oportunidade de ingressar na universidade. As inscrições para participar das atividades que a OSUECE oferece, acontece no inicio de cada semestre, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do curso de música da UECE.

A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias: de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGPq, a Coordenação do Curso de Música da UECE, Núcleo Gráfico da UECE, e a Fundação Eleazar de Carvalho têm dado importantíssimo apoio à orquestra. Além do Theatro José de Alencar.