Concerto da OSUECE terá como solista convidado o bandolinista Jorge Cardoso

28 de setembro de 2015 - 13:30

No repertório, Suíte Retratos, de Radamés Gnattali, e arranjos originais de Pixinguinha para Carinhoso e Lamentos, inéditos no Ceará.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), em sua série Concertos Sinfônicos, apresenta-se nesta terça-feira, 29 de setembro, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar. No repertório, Carinhoso e Lamentos, de Pixinguinha com arranjos originais do autor, inéditos no Ceará, e mais, Suíte Retratos, de Radamés Gnattali, com o solista convidado, o bandolinista Jorge Cardoso. A regência é do maestro Alfredo Barros. A entrada é gratuita.

Neste concerto a OSUECE também apresentará trabalhos desenvolvidos no Curso de Música da Uece. O bandolinista Pedro Madeira, aluno de Composição, fará o solo de sua Suíte Família, com a OSUECE e a Orquestra Popular do Nordeste (OPN), dirigida pelo próprio Pedro Madeira. O Grupo de Choro da Uece, dirigido pelo professor Pablo Garcia, apresentará arranjos de diferentes obras do repertório tradicional, como Macha Turca, de W. Mozart, um bela roupagem para regional de choro.

Sobre o convidado

O bandolinista e compositor Jorge Cardoso estudou bandolim popular com os professores Elismar Pontes, Marco César e, em 2008, diplomou-se na Itália em bandolim clássico no Conservatório Giuseppe Verdi com o maestro Ugo Orlandi. Possui mestrado em musicologia pela Universidade de Brasília (2011). É doutorando na Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, eixo temático de ensino da Música. Pesquisa e dedica-se à música popular brasileira realizando palestras e concertos em vários países. O instrumentista possui carreira discográfica desde 1993 com CDs lançados no Brasil e no exterior.

Serviço:

Concerto Sinfônico da OSUECE – Nesta terça-feira, 29 de setembro, às 19h30, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza.  Livre. Grátis. Informações: (85) 3101.2583.

Fonte: Assessoria de Comunicação OSUECE