Comunicado sobre recadastramento na Previdência Estadual e Cadastro no e-Social

2 de fevereiro de 2019 - 19:58

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) informa que a partir de fevereiro de 2019 todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas devem realizar o recadastramento junto à Previdência Estadual (Prova de Vida), tendo em vista que este procedimento é obrigatório, devendo ser realizado todos os anos no mês do seu aniversário, podendo ser feito em qualquer agência do Bradesco no Brasil.

Os servidores poderão utilizar o serviço de autoatendimento com uso da biometria, garantindo assim um processo mais ágil e seguro. Para tanto, é necessário digitar o número da conta e da agência.

As pessoas impossibilitadas de comparecer a uma agência do Bradesco por motivo de doença grave ou por morar no exterior devem acessar o site do recadastramento (www.recadastramento.seplag.ce.gov.br), imprimir o Termo de Recadastramento Manual e dar entrada, por meio de um procurador constituído formalmente, no Protocolo Geral da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), situada na Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba.

A Funece lembra que o Governo Federal está implantando o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, conhecido como e-Social, obrigatório para todos os entes da federação que recebam transferências de recursos financeiros do Governo Federal.

Assim, o Governo do Estado, após a adesão ao Programa e-Social, está implementando, de acordo com o calendário estabelecido pela União, os procedimentos do referido Programa, que neste momento trata da 2ª Fase Atualização Cadastral dos servidores ativos.

Dessa forma, todos os servidores ativos devem, até o prazo máximo de 27 de fevereiro de 2019, atualizar seus dados pessoais, tais como RG, dependentes, endereço, telefone e outros.

A Seplag adequou o programa Servidor Online para a atualização cadastral para o e-Social e ainda disponibilizou a ferramenta tecnológica APP Servidor Online, que poderá ser baixada em smartphones.

O acesso ao Servidor Online exige e-mail institucional e senha do Guardião, este sistema é o mesmo que emite extrato de pagamento (contra cheque). Aqueles que não tiverem ainda acesso ao Guardião deverão solicitar ao Departamento de Pessoal via e-mail depes@uece.br, com os seguintes dados: nome, matrícula, RG e CPF.

Por oportuno, registramos que a 1ª Fase Qualificação Cadastral do e-Social, já realizada, de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas ainda possui pendências que poderá resultar no bloqueio de salários e pensões, tendo em vista que algumas pessoas não fizeram sua qualificação, conforme listagem publicada no site www.uece.br/depes.

Para mais esclarecimentos consultar o Manual do Usuário também disponibilizado no site www.uece.br/depes.