Comunicado da Reitoria sobre Suspensão do Calendário da Consulta Eleitoral 2020

2 de abril de 2020 - 10:08

O calendário de consulta eleitoral para Reitoria na UECE está suspenso desde 23/03/2020, pela Portaria nº 654/2020, que convalida os atos anteriores protegidos pelo Edital nº 04/2020, de 03/02/2020, que estabeleceu calendário e normas para o processo eleitoral em andamento.

O motivo é a pandemia do COVID-19 que assola não somente o Ceará, mas o Brasil e o mundo, que obrigou à implantação de medidas de distanciamento social, retirando estudantes, professores e servidores administrativos dos seus locais de aula e trabalho. Estas medidas estão chanceladas pelos sucessivos Decretos do Governo Estadual que suspendem e prorrogam a suspensão de aulas presenciais, que autorizam e prorrogam ponto facultativo aos servidores, indicando o distanciamento social para todos.

Pelo Decreto nº 33.532/2020, o Governo do Ceará estende a suspensão das aulas presenciais até 30 de abril de 2020. Esse novo decreto e suas conseqüências para as atividades da UECE serão discutidas pela Administração Superior nesta quinta-feira, 02/04, e na segunda-feira, 06/04, com a Administração Intermediária, onde novas medidas podem ser anunciadas pela Reitoria.

Nessa perspectiva, a Reitoria reafirma que a consulta eleitoral não pode e não irá ocorrer sem que tenha havido debates presenciais, não pode e não irá ocorrer sem estudantes em sala de aula e sem servidores docentes e técnico-administrativos presentes nos campi.

O fim do isolamento social e o retorno às atividades presenciais na universidade são condições para o reestabelecimento de novo calendário de consulta eleitoral que será, democrática e republicanamente, definido pela Reitoria da UECE, como sistemática e claramente vem sendo anunciado na universidade.

Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio
Reitor FUNECE/UECE