Comunicado da PROGRAD sobre as cadernetas eletrônicas

8 de setembro de 2014 - 19:07

As cadernetas eletrônicas estarão disponíveis para uso a partir do dia 10 de setembro.

A PROGRAD esclarece que só é possível disponibilizar, semestralmente, a caderneta eletrônica, após a realização de todas as fases de matrícula e de sua avaliação final. Tendo em vista que a matrícula foi finalizada no último dia 5, será necessária a utilização dos dias 8 e 9 para que a compatibilização de turmas e ajustes de vagas sejam realizados.

Neste semestre 2014.2, utilizaremos apenas cadernetas eletrônicas. Rememoramos acordo realizado quando da criação desse instrumento: para o semestre 2013.2 foram disponibilizadas, para todos os professores, tanto a caderneta impressa quanto a eletrônica; no semestre 2014.1, a caderneta impressa esteve disponível apenas para os professores que manifestaram junto à PROGRAD o desejo de manter o preenchimento escrito; finalmente, neste semestre eliminamos a caderneta impressa.

Buscando tornar a caderneta cada dia mais eficiente, a PROGRAD solicita aos professores que preencham as cadernetas a cada ação realizada, seja lançando aula ministrada ou notas e faltas dos alunos. Deixar o preenchimento de todos os dados para o final do semestre gera maior possibilidade de erro, impossibilita o controle de alunos efetivamente matriculados, e daqueles que, estando reprovados por falta, não poderiam realizar as avaliações, sobretudo, impossibilita o controle da vida acadêmica por parte dos próprios alunos.

O Departamento de Informática está desenvolvendo mais uma funcionalidade que propiciará a conexão imediata entre lançamentos na caderneta eletrônica e no alunoonline. Assim, o próprio aluno ficará atento a qualquer eventual falha de lançamento, alertando seu professor, o que evitará problemas posteriores ao fechamento do documento. A caderna eletrônica será utilizada ainda para alimentar o sistema de registro mensal de frequência do professor.

Dessa maneira, acreditamos que evitaremos os problemas que ocorreram no semestre 2014.1, quando falhas no preenchimento das cadernetas eletrônicas obrigaram a PROGRAD a reabri-las seguidas vezes, trazendo empecilhos para a matrícula e protelando a abertura do novo semestre. Ressaltamos que a caderneta eletrônica não criou nenhum novo problema, mas fez aflorar ajustes que eram anteriormente realizados nas cadernetas impressas durante todo o semestre subsequente àquele em que se efetivaram as disciplinas.