Computação com muita ação e diversão

23 de abril de 2014 - 13:44

alt

“Computação com muita ação”. Este foi o tema do trote que os alunos veteranos do Curso de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) prepararam para os novatos: limpar as salas do Bloco P, onde acontecem as aulas do curso, no início de abril. Além da ampla repercussão que a iniciativa teve nas redes sociais, o trote mereceu fartos elogios da comunidade ueceana.

A ideia nasceu com a professora Ana Luiza Bessa de Paula Barros, durante as suas aulas da disciplina “Informática na Sociedade e Ética” no semestre passado. Ela jogou a ideia para os alunos que o objetivo do trote seria despertar nos calouros o cuidado e o envolvimento com a Universidade.

alt

Alunos da computação, com muita ação

Luana Brasil Teixeira logo assumiu a frente do desafio. A ela juntaram-se Matheus Lima Chagas, Thiago de Oliveira Lima e Adson Roberto Pontes Damasceno. O quarteto deu o formato final ao trote. Divididos em equipes de 8 a 10 alunos, os calouros participariam de uma competição singular: fazer faxina nas salas de aula do Curso de Computação, no Bloco P.

Geração que cresceu lendo a saga da autora inglesa J.K Rowlings, as equipes levariam os nomes das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde estudou Harry Potter, e cada casa tinha uma cor: Griffinória, vermelho; Sonserina, verde; Corvinal, azul, e Lufa-Lufa, amarelo.

Os novatos não eram obrigados a participar da competição. Segundo os organizadores, apenas um não juntou-se aos animados calouros que munidos de vassouras, rodos, baldes e flanelas, material emprestado pela Prefeitura do Campus, deixaram as salas impecáveis.

alt

Terminado prazo regulamentar da limpeza, com o suor escorrendo da testa, os alunos tiveram direito a um lanche para repor as energias, enquanto a professora Ana Luiza e os organizadores escolhiam a equipe vencedora, que teria direito a medalha.

Antes do anúncio do vencedor, Luana, Matheus, Thiago e Adson distribuíram para todos os participantes um pequeno mimo: um pacotinho com pipoca, doces e balas.

A iniciativa da professora Ana Luiza e dos veteranos mereceu calorosos elogios dos internautas na fanpage da UECE, onde foi publicado um álbum de fotos dos alunos fazendo trabalho limpo naquela manhã de quinta-feira, dia 3 de abril. Clique aqui e confira o álbum.

alt

Segundo a professora Ana Luiza, o “Computação com muita ação” não se limitou ao trote e não findou com o término da faxina. A iniciativa será composta de outras atividades, sempre com o o mesmo objetivo: despertar nos alunos o senso de responsabilidade para com a UECE, e que cabe aos alunos também cuidar da instituição, a qual, ao fim e ao cabo, é deles.

Equipe Lufa-Lufa

A vitória foi para a Lufa-Lufa. Venceu o curso de Computação. Ganhou a UECE.