Competição internacional de comunicação científica aproxima cientistas e público geral

29 de janeiro de 2018 - 14:55

Com o objetivo de promover a aproximação entre cientistas e o público em geral por meio da abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, estão abertas as incrições para o desafio da 3ª edição do FameLab Brasil, competição internacional voltada para pesquisadores, que acontece simultaneamente em 32 países, organizada pelo British Council. O torneio  incentiva o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

Para participar, é preciso produzir um vídeo de três minutos, sem edição e nenhum apoio de dispositivo eletrônico, e explicar para o público leigo um conceito científico ou tecnológico e mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana.

O presidente do British Council, Martin Dowle, acredita que esta edição deverá atrair um grande número de inscritos, uma vez que, além dos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e das demais Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) mencionadas no edital, também poderão participar pesquisadores independentes e outros não-bolsistas, incluindo estrangeiros que atuem no Brasil.

A submissão dos vídeos precisa ser feita em duas versões (português e inglês) através do site da Famelab até o dia 28 de fevereiro. Os autores dos 30 melhores vídeos (julgados pelos critérios de conteúdo, clareza e carisma) ganharão passagem e estadia para ficar de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico em comunicação para se apresentarem ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados.

Após as apresentações, serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova exposição para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.

O edital e as inscrições podem ser acessados no endereço https://www.britishcouncil.org.br/famelab

Fonte: Funcap