Comemora-se hoje, 22 de novembro, o Dia da Música

22 de novembro de 2012 - 13:44

O Curso de Música da UECE teve sua origem a partir dos cursos superiores de música do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Bacharelado em Instrumento e Licenciatura Plena em Educação Musical). No ato da criação da Universidade Estadual do Ceará, os cursos de Bacharelado em Instrumento (Piano e Canto) e o de Licenciatura em Música (antigo curso de Educação Musical) foram incorporados, integrando o Centro de Humanidades da UECE.

O investimento na capacitação do corpo docente possibilitou, entre 2000 e 2002, a implementação do Mestrado Interinstitucional em Música UECE e UFBA, com concentração nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Práticas Interpretativas.

Alunos do Curso de Música fazendo mini-curso sobre Finale, de programação musical

O mestrado foi uma oportunidade de melhor qualificação do quadro docente do da UECE que, por impossibilidade de afastamento das atividades, não poderiam recorrer a outros centros para aperfeiçoamento dos estudos, além de oferecer oportunidades a outros músicos pesquisadores locais, colocando esta instituição numa posição de referência. O Curso de Mestrado em Música priorizou a qualificação do corpo docente da UECE, mas acolheu graduados em música da comunidade, diante de vagas não ocupadas totalmente pelos professores deste departamento.

A relevância da capacitação discente também mereceu tratamento zeloso no Núcleo de Extensão. Do ano de 1997 até 2008, o referido núcleo desenvolveu junto à comunidade um trabalho contínuo de musicalização, oferecendo aulas práticas de instrumento (violino, flauta doce, teclado, piano, canto, violão, guitarra, bateria e artes plásticas) além de aulas teóricas e curso preparatório para o Exame de Habilitação Específica (EHE) do vestibular em Música. Isso permitiria que, em curto prazo, um quadro discente representativo dos mais variados instrumentos justificasse a ampliação dos cursos de Bacharelado em Instrumento.

Grupo Syntagma

No ano de 2002 foi extinta a estrutura de Departamentos da UECE, sendo o antigo Departamento de Artes transformado em Curso de Música. O colegiado do então Curso de Música, sob a coordenação dos professores Márcio Spartaco Landi e Elídia Clara Aguiar Veríssimo, empenhou-se na reestruturação do Projeto Político Pedagógico do curso, nas modalidades Bacharelado em Instrumento e Licenciatura Plena.

Na ocasião, teve início o curso de Flauta Transversal, com o ingresso do Prof. Ms. Heriberto Cavalcante Porto Filho no corpo docente efetivo, e foi extinto o Bacharelado Geral em Música . Em 2006, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Música foi reformulado, ampliando as linhas de formações específicas do curso de Bacharelado, a saber: Composição e  Música Popular – Saxofone.

Atualmente, o Curso de Música possui em seu quadro docente 14 professores efetivos e 4 quatro substitutos. Cumprindo com sua função social de difusão da música no Estado do Ceará, tem sido desenvolvido ao longo de sua história projetos de Extensão Artística iniciados com o Coral da UECE e Grupo de Flauta Doce Kalenda Maya, seguidos, posteriormente, pelo Grupo de Danças Antigas e o Quarteto de Violões. No momento, encontram-se em atuação os projetos dos grupos de Flautas Doce e Transversa, Orquestra de Sopros e Orquestra Contemporânea do Ceará.

Orquestra Sinfônica da UECE – OSUECE