Tudo pronto para abertura da XVI Semana Universitária da UECE

18 de novembro de 2011 - 12:37 #

O maior evento científico da Instituição

Tem inicio nesta segunda-feira, 21, e prossegue até sexta-feira, 25 de novembro, a XVI edição da Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem como tema “(Inter) nacionalização da Ciência e da Educação”. A conferência de abertura será ministrada pelo professor Luís Cláudio Villafañe Gonçalves Santos, com o tema “Brasil: Política Externa e Identidade”. O Reitor da UECE, professor Assis Araripe, preside a solenidade de abertura da Semana, às 9h, no Auditório Central, no Campus do Itaperi. O evento vai reunir durante toda a semana cerca de 8 mil pessoas, entre a comunidade acadêmica da UECE e visitantes de outras universidades.

O encontro conta com 3.453 trabalhos científicos inscritos. Os participantes estarão reunidos durante cinco dias para atividades acadêmicas complementares e interdisciplinares em palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas, concursos universitários, visitas técnicas, feiras e festas de integração. Serão certificados os melhores trabalhos apresentados na forma oral e pôster, e alunos e professores, pesquisadores e orientadores serão agraciados com medalhas e menções honrosas.

Os trabalhos inscritos estão vinculados às áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes.

Para realizar um evento desta magnitude há o trabalho de uma grande equipe integrada de professores, alunos e servidores, coordenada pelo Vice-Reitor da UECE, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, juntamente com todos os Pró-Reitores. A Semana pretende exaltar a capacidade e a qualidade  intelectual da nossa comunidade acadêmica.

Dentro da XVI Semana Universitária acontece, simultaneamente, o XX Encontro de Iniciação Científica, o XVII Encontro de Pesquisadores, o XV Encontro de Monitoria e Iniciação à Docência, o XIII Encontro de Grupos PET, o XIII Encontro de Iniciação Artística, o X Encontro dos Comitês de Ética da UECE, o IV Encontro de Extensão, a IV Mostra de Extensão e Cooperação Internacional, e a II Semana da Música.

No dia (24/11), quinta-feira, ocorrerá a mesa redonda com o tema central da Semana, que traz o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Roberto Cláudio Bezerra, como coordenador dos trabalhos, e como debatedores os três Senadores Cearenses, Eunício Oliveira, José Pimentel e Inácio Arruda, que debaterão, respectivamente, sobre Globalização dos Valores da Ciência e da Educação; Ciência e Educação como Insumos de Desenvolvimento Econômico; e Ciência e Educação como Estratégia de Justiça Social.

Mais informações na página do evento https://www.uece.br/semanauniversitaria.

Veja a Programação completa da XVI Semana Universitária da UECE