Com parceria da Uece, Expo-Lab Marginais abre inscrições para Formação Continuada

18 de janeiro de 2022 - 11:28

 

O Coletivo Transpassando/Uece (de combate à transfobia e demais preconceitos), junto ao Coletivo Kintal de Afetos (C-KA (para produção cultural periférica) e ao Grupo de Estudos Sartre (GES/Uece), abriu inscrições para a Formação Continuada da exposição e laboratório de acessibilidades intitulada “Expo-Lab Marginais”. A formação continuada começa na tarde do dia 21/01, no YouTube do Theatro José de Alencar (TJA) e segue nos dias 29/01 e 05/02, sempre de 14h às 17h. As inscrições para receber certificado de participação são gratuitas. O formulário de inscrição pode ser acessado no instagram @transpassando ou clicando aqui.

A Expo-Lab Marginais foi aberta no dia 18 de dezembro de 2021, na Galeria de Arte Ramos Cotoco,  Anexo do TJA, e seguirá disponível para visitação até dia 18 de fevereiro de 2022. São dois meses de processo criativo e laboratorial no campo artístico-estético e formativo, e, com importância central, dois meses de investigações colaborativas sobre acessibilidades em espaços artísticos e culturais. A pergunta que move essa exposição-laboratório é “o que pode uma exposição?”. Para responder esta pergunta, a equipe de produção está em fluxo contínuo de diálogo com pessoas, profissionais e instituições das mais diversas áreas de atuação e condições existenciais.

Entre a equipe de produção, os profissionais da acessibilidade  e os artistas e/ou artesãos que compõem a ficha técnica dessa exposição é possível encontrar representatividade de populações e comunidades diversas que geralmente são marginalizadas pelos padrões normativos hegemônicos da sociedade brasileira. Ao final da exposição será possível encontrar uma ficha técnica com travestis, homens trans, pessoas não-binárias,  pessoas negras, periféricas, sertanejas, indígenas, surdas, autistas, com mobilidade reduzida, cegas, soropositivas, entre outras condições.

Para a coordenadora do Grupo de Estudos Sartre (GES/Uece), professora Eliana Sales Paiva, que é também doutoranda em Filosofia na linha de Ética e Política na UFC, esta exposição, que surge como ideia inicial durante a organização do XIV Seminário Internacional do Grupo de Estudos Sartre (XIV SEGES), é uma experiência “que promove diálogos e experiências que furam a bolha. A gente convida para virem até nós, mas saímos para as ruas, para os outros, para o mundo. Falamos com linguagens distintas, mas que podem se encontrar e criar o novo juntas.”

Lukresya Nascimento, travesti preta e periférica integrante da equipe de produção da Expo-Lab Marginais, atua como conselheira titular do Conselho Municipal de Políticas LGBT+ da cidade de Fortaleza, representando o Coletivo Transpassando Uece, e assina junto com Gregório Souza a Direção de Arte da exposição. Questionando a ideia que se tem comumente sobre quem são os marginais, ela declara: “Passamos anos e mais anos vivendo esse contexto, até que rompemos o processo colonial, e descobrimos que o que produzimos dentro e nas beiras das margens é arte, é cultura. Que dentro dos nossos guetos, favelas, comunidade e periferias temos artes; aliás, produzimos ela da forma mais pura e verdadeira. Porém sempre somos desacreditados e invalidados pelo sistema, que volta a nos marginalizar e desvalorizar nossa arte e nossos corres de artistas”.

A exposição conta com um percurso formativo no campo do patrimônio cultural, da acessibilidade e das identidades políticas. Este percurso formativo começará na sexta-feira, 21/01/2022, pela tarde – de 14h às 17h, e seguirá pelos dias 29/01 (sábado) e 05/02 (sábadoo). Além das formações pedagógicas com inscrições gratuitas, a programação da Expo-Lab Marginais contará com a exibição do espetáculo “Um sonho de garota”, dirigido por Elias Fernandes, com previsão de encenação para fevereiro.

Dentre as parcerias firmadas para a realização desta exposição, destaca-se a parceria com o Hub Cultural do Ceará.

Os participantes terão direito a declaração de ouvinte por cada encontro acompanhado e a certificado de 10 horas no caso dos que acompanharem pelo menos dois dos três encontros.

A exposição-laboratório conta com um perfil próprio no instagram por onde é possível acompanhar registros e novidades do projeto de artes integradas Expo-Lab Marginais.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Coletivo Transpassando ou com o Coletivo Kintal de Afetos através dos respectivos perfis no Instragram: @transpassando e @kintal.de.afetos.

 

Serviço

Projeto “Marginais”
Exposição Laboratorial ligada ao Faz a Cena – Hub Cultural
Conceitos centrais: Periferia/Margem, Corpo/Cotidiano e Arte/Política.
Produtor Cultural responsável: Paulo W. Lima (Transpassando/Uece)

Atividade: Formação continuada: Expo-Lab Marginais
Tema geral: “Cultura, Marginalidades e Acessos”
Local: YouTube do Theatro José de Alencar
Dias: 21/01 (sexta-feira), 29/01 e 05/02 (sábados)
Horário: de 14h às 17h (sempre 3 horas diárias, totalizando 9 horas de formação + 1 hora de atividade assíncrona)
Inscrições: Gratuitas, pelo link:
https://forms.gle/qrGtKbN73Pe2V9E39 

 

#Acessibilidade #PraTodoMundoVer Card de divulgação colorido, com fundo dividido diagonalmente. O lado esquerdo do fundo em  degradê do rosa para o azul. O lado do fundo é branco. Sobre este fundo, centralizado, lê-se em letreiro preto  “FORMAÇÃO CONTINUADA”. Logo ao lado direito o letreiro “EXPO-LAB MARGINAIS” em arco acima da ID Visual da exposição-laboratório: um desenho manual em técnica de fanzine, de uma travesti caída sobre um carro de mão virado de lado. Na parte inferior, da  esquerda para direita do card, lê-se as seguintes informações: Dias 21/01/22, 29/01/22 e 05/01/22, de 14h às 17h.   Por fim, na extremidade inferior do card, a régua de divulgação das parcerias firmadas para este evento. Em destaque temos: Coletivo Transpassando, Grupo de Estudos Sartre, Coletivo Kintal de Afetos, Museu da Cultura Cearense, Theatro José de Alencar e Hub Cultural.