Com o apoio do MCFA/UECE professor da UERJ lança livro sobre Radiação Solar no Ceará

3 de outubro de 2012 - 19:22 #

“Modelagem Físico-matemática da Radiação Solar Incidente no Estado do Ceará” é o título do livro do professor Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Marcos Pimenta de Abreu, que acaba de ser lançado, no Rio de Janeiro, pela Editora Protexto. Na obra, o autor desenvolve um modelo teórico-experimental para o mapeamento da radiação solar incidente no estado do Ceará. As pesquisas foram trabalhadas no âmbito de um projeto de cooperação técnico-científica envolvendo o Departamento de Modelagem Computacional do Instituto Politécnico da UERJ, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e o Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas (MCFA) da Universidade Estadual do Ceará (MCFA/UECE), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Ceará é o estado brasileiro pioneiro na geração em escala comercial de energia elétrica a partir de fontes alternativas como eólica e solar. Em particular, foi instalada em Tauá, a primeira central solar fotovoltáica da América Latina. Esse e outros projetos relacionados à radiação solar em diversas áreas, como meteorologia e agricultura, dependem de dados da radiação solar envolvida.

A propósito da cooperação técnico-científica, cujo resultado foi a geração de informações para embasar a base de dados do autor de “Modelagem Físico-matemática da Radiação Solar Incidente no Estado do Ceará”, uma das propostas é para disponibilizar suporte científico à concepção e implementação de programas de monitoração de radiação solar ultravioleta. Esses programas poderão ter aplicações diretas em setores de saúde humana, como prevenção de câncer de pele por exposição à radiação solar.

O livro “Modelagem Físico-matemática da Radiação Solar Incidente no Estado do Ceará”, com 170 páginas, foi lançado recentemente pela Editora Protexto. Já está à venda no site www.protexto.com.br/livraria.php e custa R$ 38,00.

Fonte / Informações: (85) 3101-9904 – Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas, coordenador professor Emerson Mariano da Silva