Com cerimônia especial, Uece fecha ciclo de Colações de Grau 2020.1 de cursos presencias

11 de maio de 2021 - 12:18 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, em 30 de abril, Cerimônia de Colação de Grau Especial virtual, voltada para 72 concludentes que não puderam participar das solenidades oficiais. Com o evento, a Uece formou, no semestre letivo 2020.1, o total de 630 novos profissionais de cursos presenciais, da capital e do interior do Estado.

Colaram grau, na cerimônia especial, alunos dos cursos de Geografia, Matemática, Física e Ciências da Computação, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Letras Português, Letras Inglês, Filosofia, Psicologia, História e Música, do Centro de Humanidades (CH); Serviço Social, Ciências Contábeis e Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); Ciências Biológicas, Educação Física e Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET); e Pedagogia, do Centro de Educação (CED).

Transmitido ao vivo pela página oficial da instituição no Facebook, o evento foi presidido pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, que falou aos concludentes: “A colação de grau representa o fechamento de um ciclo. Há alguns anos, quando vocês ingressaram na Uece, iniciaram uma jornada que seria permeada de alegrias e de desafios. Hoje, fecham essa trajetória nesta cerimônia, que é um momento de festa e de celebração”.

Embora se tratasse de um momento de alegria, a Uece não poderia deixar de lembrar das vítimas da pandemia da Covid-19. “Nesse cenário profundamente triste, não podemos deixar de nos solidarizar com as milhares de famílias que se encontram enlutadas, que perderam entes queridos e que estão em um momento de dor”, disse o reitor.

Assim como o gestor da Uece, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, se sensibilizou com as vidas perdidas pela Covid-19. “Quero também prestar solidariedade a todas as famílias, a todos os estudantes que tiveram algum caso na sua família e que sabem da gravidade e da necessidade de uma grande proteção do nosso povo”.

O secretário ressaltou a importância da ciência para o combate à pandemia, bem como para o desenvolvimento do país e do mundo. “A ciência teve de dar respostas, em especial com a produção de vacinas em tempo recorde”. E destacou: “Essa colação de grau eleva o papel da ciência e, mesmo com a situação dramática, a pandemia engrandeceu a necessidade de fazer ciência. Vocês são a continuidade dessa corrente forte. Vocês dão sequência a esse desenvolvimento, seja na saúde, seja na tecnologia ou em outros campos”.

Durante a cerimônia, os formandos realizaram o juramento e receberam do reitor a tão esperada outorga de grau universitário. Após o aguardado momento, professor Hidelbrando destacou, aos novos profissionais, a responsabilidade que agora também lhes pertence. “Hoje, vocês, concludentes, saem dessa grande comunidade acadêmica, com uma formação que envolve conhecimento técnico e criticidade para atuação profissional. Utilizem o que aprenderam de forma ética, comprometida e sensível. A partir de hoje, vocês ocupam um lugar na sociedade, uma nova posição no mundo. Utilizem essa posição com responsabilidade e com o comprometimento de fazer uma sociedade melhor”.

Estiveram também presentes no evento virtual, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; pró-reitores, diretores de Centro e coordenadores de cursos da Uece.

A cerimônia está gravada e pode ser assistida clicando aqui.