Com apoio da Uece, comunidade Vila Garibaldi inaugura Praça Ecológica

7 de janeiro de 2016 - 14:28

alt

O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando dos Santos Soares, participou, no último dia 30, da inauguração da Praça Ecológica, na Comunidade Vila Garibaldi, na Serrinha. A Uece, por meio do Programa Diálogos Uece-Comunidade, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foi parceira no Projeto de Transformação Ativa do Lixão em Praça Ecológica.

Antes do projeto

O espaço ganhou brinquedos doados pela Prefeitura de Fortaleza e um campinho de futebol, feito pelos próprios moradores. De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Claudiana Nogueira, “com o Programa, a Uece assume um papel protagonista nesse trabalho de interação dialógica entre a Universidade e as comunidades de seu entorno porque, cada vez mais, as universidades públicas precisam assumir o seu papel de transformação social”.

Depois do projeto

A conquista foi uma ação conjunta da Uece, do Instituto Irmã Giuliana Galli, Prefeitura, UFC, Movimento Pró-Parque Lagoa de Itaperaoba e da própria comunidade, através de mutirões realizados ao longo do ano de 2015.

alt

Durante a inauguração muitas crianças se divertiam no parquinho. Um palhaço completava a alegria dos pequenos. Na ocasião, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, fez a entrega de kits com bolas, redes para jogos e outros itens úteis ao lazer. Para proporcionar mais beleza e bem-estar aos frequentadores do local, foram ainda plantadas mudas de plantas, que agora integrarão a praça.

alt

Segundo o gestor de sustentabilidade do Instituto Irmã Giuliana Galli, João Paulo Duarte, as mudanças não param por aí. Será ainda realizada uma drenagem no local, pois a comunidade fica sobre uma lagoa, o que gera alagamentos e proliferação de doenças.

alt

Esteve também presente o secretário executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Roberto de Resende; o secretário da Regional IV, Airton Mourão; e a professora orientadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Canto) e do Laboratório de Iniciativas em Design Social (Varal) da UFC, Ana Lúcia dos Santos.