Com a “Sopa Cidadã” a UECE propõe ações de Solidariedade

22 de fevereiro de 2010 - 15:08 #

Com a produção da “Sopa Cidadã”, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) procura restabelecer a solidariedade e ação social junto ao bairro onde está localizado seu principal Campus. Trata-se de um projeto que coloca a UECE na posição de primeira Instituição de Ensino Superior, do país, a realizar um convênio com o Serviço Social do Comércio (SESC) – Administração Regional no Estado do Ceará, que trará como resultado a “Sopa Cidadã”. Segundo o Pró-Reitor de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, que coordena os trabalhos na UECE, o Restaurante Universitário (RU) produzirá, inicialmente, cerca de 800 litros de sopa, feitos a partir da matéria-prima utilizada durante as etapas de produção dos cardápios do almoço do dia. A sopa servirá de alimentação para as comunidades carentes do entorno da universidade.

O convênio será assinado entre o Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, e o presidente Da Federação do Comércio do Estado do Ceará (FECOMERCIO – CE), Luiz Gastão Bittencourt da Silva. A solenidade acontecerá às 10h, da próxima sexta-feira (26/02), no gabinete da Reitoria, no Campus do Itaperi. A Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apóia o projeto, que começa a ser desenvolvido ainda no primeiro semestre de 2010.

Informa a diretora do RU da UECE, Zoraide Braga, que a iniciativa é o começo de um trabalho de maior alcance social, a ser desenvolvido pela Universidade em benefício da comunidade do entorno, envolvendo crianças e jovens. A UECE é rica em conhecimento, e através de seus diferentes cursos, como o curso de Música, o Mestrado de Políticas Públicas, além de outros, ajudará transformar o status quo e contribuirá para redesenhar um futuro mais promissor para as crianças de hoje, reforça Zoraide.

Para a produção da “Sopa Cidadã” o SESC contribuirá com a sua vivência, garantida pela experiência de sete anos, quando a partir de 2003, começou a desenvolver, em Fortaleza, o Projeto Sopa Amiga SESC, uma extensão do Programa Mesa Brasil SESC. Trata-se, portanto, de um projeto de solidariedade contra a fome e desperdício de alimentos em cozinhas industriais. O Mesa Brasil é um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para inclusão social, somando-se a uma Rede Nacional de Solidariedade contra Fome e o Desperdício de Alimentos.

A “Sopa Cidadã” será produzida no RU da UECE, com a utilização da sua mão de obra qualificada, conforme capacitação empreendida pelo SESC em oficinas de formação. Para a distribuição da sopa, a UECE e o SESC trabalharão, em conjunto, no cadastramento e seleção de instituições comunitárias beneficiadas pelo Projeto Sopa Cidadã. O diagnóstico sobre as instituições comunitárias será levado em conta para a distribuição da sopa.

Contato: Pró-Reitor de Políticas Estudantis (PRAE), prof. João Holanda Cardoso, pelo telefone 3101-9675