Com a “Sopa Cidadã” a UECE propõe ações de Solidariedade

1 de março de 2010 - 14:53 #

Sopa CidadãCom a produção da “Sopa Cidadã”, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) procura restabelecer a solidariedade e ação social junto ao bairro onde está localizado seu principal Campus. Trata-se de um projeto que coloca a UECE na posição de primeira Instituição de Ensino Superior, do país, a realizar um convênio com o Serviço Social do Comércio (SESC) – Administração Regional no Estado do Ceará, que trará como resultado a “Sopa Cidadã”. Segundo o Pró-Reitor de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, que coordena os trabalhos na UECE, o Restaurante Universitário (RU) produzirá, inicialmente, cerca de 800 litros de sopa, feitos a partir da matéria-prima utilizada durante as etapas de produção dos cardápios do almoço do dia. A sopa servirá de alimentação para cerca de 1.800 pessoas das comunidades carentes do entorno da universidade.

O convênio foi assinado entre o Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, e a Diretora Regional do SESC Ceará, Regina Leitão. A solenidade aconteceu às 10h, da última sexta-feira (26/02), no gabinete da Reitoria, no Campus do Itaperi. A Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apoiou o projeto, que começa a ser desenvolvido ainda no primeiro semestre de 2010.

Informa a diretora do RU da UECE, Zoraide Braga, que a iniciativa é o começo de um trabalho de maior alcance social, a ser desenvolvido pela Universidade em benefício da comunidade do entorno, envolvendo crianças, jovens e adultos. A UECE é rica em conhecimento, e através de seus diferentes cursos, como o curso de Música, Educação Física, o Mestrado de Políticas Públicas, além de outros, ajudará a transformar o status quo e contribuirá para redesenhar um futuro mais promissor para as crianças de hoje, reforça Zoraide.

Para a produção da “Sopa Cidadã” o SESC contribuirá com a sua vivência, garantida pela experiência de sete anos, quando a partir de 2003, começou a desenvolver, em Fortaleza, o Projeto Sopa Amiga SESC, uma extensão do Programa Mesa Brasil SESC. Trata-se, portanto, de um projeto de solidariedade contra a fome e desperdício de alimentos em cozinhas industriais. O Mesa Brasil é um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para inclusão social, somando-se a uma Rede Nacional de Solidariedade contra Fome e o Desperdício de Alimentos.

A “Sopa Cidadã” será produzida no RU da UECE, com a utilização da sua mão de obra qualificada, conforme capacitação empreendida pelo SESC em oficinas de formação. Para a distribuição da sopa, a UECE e o SESC trabalharão, em conjunto, no cadastramento e seleção de instituições comunitárias beneficiadas pelo Projeto Sopa Cidadã. O diagnóstico sobre as instituições comunitárias será levado em conta para a distribuição da sopa.

A solenidade de assinatura do convênio entre UECE – SESC contou com a presença da diretora de Programação Social do SESC, Gorett Nogueira, Regina Miranda, gerente do Programa de Saúde do SESC, Sofia Guerra, gerente do SESC Centro, Sávio Carvalho, Chefe de Gabinete da FECOMÉCIO do SESC, Leda Azevedo, gerente de Programação do Programa de Assistência, vereador Valdec Vasconcelos, diretor Administrativo Financeiro, Sávio Costa, além dos representantes da universidade, Vice-Reitor Antônio Gomes de Oliveira Neto, Pró-Reitores de Graduação, Lineuda Murta, de Extensão, Celina Ellery, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, diretora do Restaurante Universitário, Zoraide Braga, professores, servidores, entre outros.

Contato: Pró-Reitor de Políticas Estudantis (PRAE), prof. João Holanda Cardoso, pelo telefone 3101-9675