Colóquio Fenomenologia e Arte – Diálogo e Criatividade

26 de agosto de 2009 - 13:54 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) através do Centro de Humanidades (CH) realiza no período de 02 a 05 de setembro, o Colóquio Fenomenologia e Arte – Diálogo e Criatividade. A abertura da cerimônia acontecerá as 18h30, no Auditório do Conselho de Educação do Ceará. Na ocasião, será lançado o segundo número dos Cadernos Sartre, organizado pelo GES. A conferência “Critica do estético Hitlerista em Levinas” será proferida pela Profa. Dra. Ilana Amaral, logo após os lançamentos dos Cadernos. Vale ressaltar, que nos dias 02 e 03 de setembro, as atividades ocorreram no Conselho de Educação do Ceará, e nos dias 04 e 05, no Centro de Humanidades da UECE. Serão abordadas as seguintes temáticas: a fenomenologia e a Arte (teatro, fotografia, cinema e outros); a Fenomenologia e o Serviço Social; a Fenomenologia e a Educação; a Fenomenologia e a Psicologia; a Fenomenologia e a Literatura e a Fenomenologia e a Filosofia. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos Sartre (GES-UECE).

Para a coordenadora do Colóquio, Professora Eliana Sales Paiva, o encontro vai fazer um resgate histórico, filosófico e artístico da fenomenologia e da arte no seio do diálogo e da criatividade ao mesmo tempo em que se dialoga a inserção da arte com a filosofia, mais especificamente a fenomenologia e as ciências humanas e vice-versa, bem como propor a problematização do sentido da existência da fenomenologia como ciência e método e da arte como elo fundamental que impulsiona a criatividade do ser humano.

A fenomenologia como é sabido tornou-se um método descritivo criado pelo filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938) no início do século XX e teve destacada atuação através do desenvolvimento das teses de filósofos renomados como Heidegger, Merleau-Ponty e Sartre. Com a abertura filosófica e o retorno às coisas é que a fenomenologia pretende conferir a atenção aos fatos que conceberam esse processo de formação, em seu contexto histórico de
constituição.

Neste sentido, o evento Fenomenologia e Arte – Diálogo e Criatividade serão de abrangência regional e contará com a presença de destacados conferencistas do Nordeste e do Brasil, aberto a apresentações de trabalho por parte de pesquisadores, professores e alunos de graduação e de pós-graduação. O evento visa promover um espaço de reflexão e debate filosóficos e literários de reconhecido nível; bem como intensificar a integração acadêmica entre diferentes centros de produção reflexiva e artística.

Clique aqui para ver o cartaz do evento

Clique aqui para ver a programação do evento