Colação de Grau não é um adeus. É apenas o fechamento de um ciclo

24 de março de 2016 - 12:48

Quarenta e cinco formandos dos cursos de Ciência da Computação e Geografia, do Centro de Ciências e Tecnologia da Uece (CCT), e uma de Psicologia, do Centro de Humanidades (CH), chegaram a “um dos momentos mais aguardados” de sua trajetória, como disse Ítalo Yeltsin Medeiros Bruno, que colou grau, ao lado de seus colegas, na última sexta-feira, 18, às 15h, no Campus Itaperi.

alt

Ítalo, até então aluno do curso de Ciência da Computação, foi o escolhido para representar a turma. Em seu discurso expressou o que muitos ali sentiam. “É com imensa alegria e satisfação que chegamos hoje a este momento de nossa vida acadêmica: a conquista de nosso diploma! Subimos um degrau. (…) para muitos de nós, não é um adeus. Apenas o fechamento de um ciclo”.

alt

E continuou: “Para muitos, a universidade se tornou uma casa. Passávamos mais tempo no campus do que em qualquer outro lugar. (…) Seguiremos diversos caminhos. Uns pela vida acadêmica, em busca do magistério, outros se lançarão ao mercado de trabalho com sua diversidade de oportunidades”.

Quanto às últimas palavras mencionadas, Ítalo também é um representante, um exemplo. Já fez a sua escolha quando, antes mesmo de se formar, passou no Mestrado de Computação, também da Uece, e como disse o novo mestrando, “vou continuar com o mesmo orientador da graduação”, se referindo ao pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira de Souza.

Essa é uma pequena parte de uma das 46 histórias que, a partir daquele momento, ganhariam novos rumos. Histórias que são contadas e vividas não somente por eles, mas também por seus familiares.

“Quando ele entrou na Uece vi que se tratava do sonho dele. E seu sonho era meu sonho. Estou muito emocionada! (…) Meu coração, nesse momento, chora de alegria”, desabafou Magna Kelly Medeiros, mãe do representante discente, que não conseguia e nem tentava esconder o vibrante sorriso nos lábios e nos olhos.

alt

O orador docente, professor do curso de Geografia, Frederico de Holanda Bastos, ressaltou a importância dos novos profissionais dentro do contexto social, político e econômico do país. “No momento em que valores tão importantes como ética, honestidade e meritocracia estão sendo questionados, nós, enquanto profissionais formados, devemos levar para todos os nossos ambientes de trabalho uma semente positiva de exercício de cidadania, para que possamos passar exemplos positivos para nossos familiares, colegas, funcionários e sociedade de forma geral”.

alt

O presidente da solenidade, reitor Jackson Sampaio, em seu discurso, falou da capacidade de superação da Uece diante das dificuldades, além de outras características que traçam o perfil da instituição. “A Licenciatura traça um perfil da Uece, com maior número de alunos trabalhadores. É uma universidade para trabalhadores. (…) A Universidade tem que ter a capacidade de produzir um modelo de fazer política que seja acolhedor, que seja democrático, que seja republicano. E mesmo com dificuldades a gente produz essas possibilidades. Espero que vocês se orgulhem de terem se formado na Universidade Estadual do Ceará, assim como nós nos orgulhamos de termos ajudado a formar vocês”.

alt

Para finalizar a tarde de comemoração, os agora graduados e convidados foram presenteados com apresentação do Grupo de Choro da Uece, sob coordenação do professor Pablo Garcia da Costa.

Veja um pouco da apresentação do Grupo.

UECE forma mais 50 profissionais para o mercado de trabalho