Colação de Grau na Facedi

22 de julho de 2015 - 11:44

Ocorreu na FACEDI, na sexta-feira dia 10, a celebração da maior de todas as festas da universidade: a colação de grau. O auditório, lindamente enfeitado em tons que variavam do branco ao laranja, abrigou um sem número de pessoas que dividiram – e alguns mesmo de pé – parcos espaços no seu interior e até seu exterior, já que haviam aqueles que participaram da cerimônia debruçados nos janelões, pelo lado de fora.

alt

A banda municipal de Itapipoca, na regência de Fernando Vasconcelos,  fez diferença na festa. Com uma excelente escolha de repertório e execução, a banda foi um show a parte. Recebeu os convidados ao som de Tim Maia, Marisa Monte e outras pérolas de nossa M.P.B. Além de terem realizado a execução dos hinos do Brasil e de Itapipoca, como de costume.

Colaram grau alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Pedagogia, ofertados de modo presencial na sede da FACEDI, além daqueles egressos do Curso de Administração de Gestão Pública, ofertados na modalidade à distância, em parceria com a UAB – Universidade Aberta do Brasil e a UECE.

alt

O orador discente, o aluno do curso de pedagogia Ademilson de Sousa, discursou sobre a importância da formação na FACEDI: lugar que o fez conquistar não só saberes, mas um modo de fazer comprometido com a superação de obstáculos e com uma prática ética e diferenciada.

alt

A festa também ofereceu a oportunidade da audiência do belo discurso do Professor Eduardo Malmann, que versou sobre a gratidão. Agradeceu aos alunos pela oportunidade de ser professor, se renovando com eles e também para eles. Lembrou da importância de uma prática docente transformadora não só dos espaços escolares, mas também de si próprio. Uma atitude docente que, mesmo vendo o corpo oxidar, guarda em sua alma um espírito de atualidade, traduzido em um devir-estudante, pois como ele mesmo disse: “nos tornando professores, continuamos estudantes!”

alt

O presidente da sessão, o vice-reitor Hidelbrando Soares, aproveitou a oportunidade de voz e tornou pública a fala do prefeito da cidade de Itapipoca – Dr. Dagmauro  Moreira, que compôs a mesa de autoridades –  indicando que ainda este ano a prefeitura realizaria concurso para o setor educacional. Também mencionou o caminhar do processo licitatório que ampliará a unidade de ensino, inclusive com a criação de mais um curso: o de Ciências Sociais. O professor ressaltou ainda a necessidade de buscar a autonomia universitária e afirmou que a UECE está a frente de um trabalho visando a sua conquista, em conjunto com as outras universidades estaduais.

alt

Em seu discurso, o professor Hidelbrando resumiu elementos que demonstravam o sucesso da Universidade Estadual do Ceará, nos seus 40 anos de existência. Sua posição no ranking nacional entre as universidades estaduais atesta a trajetória produtiva da universidade que, constantemente, teve que lidar com a superação de obstáculos. Hidelbrando destacou ainda que os alunos formados pela UECE, em cursos ofertados presencialmente ou à distância, estão aptos a exercerem suas profissões de modo qualificado e comprometidos com um país melhor.

E mais uma vez a banda de música irrompe para dar vida ao espaço. Mais M.P.B, mais som, mais festa! Alunos, familiares e professores seguem meio dançando, embalados pelo som da banda e ao mesmo tempo, por um som que vem de dentro: o som da felicidade!

Fonte: Assessoria de Comunicação Facedi