Colação de Grau da UECE na capital para 600 concludentes

28 de abril de 2010 - 15:33

Mais uma vez o conhecimento foi a grande bandeira da vitória para os novos 600 concludentes, do semestre 2009.2, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que colaram grau, na noite da última sexta-feira (23/04), no Ginásio Coberto Paulo Sarasate. A solenidade foi presidida pelo Reitor da UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, que abriu o seu discurso lembrando os 35 anos de criação da universidade. Foi uma cerimônia perfeita, marcada, principalmente, pela euforia dos concludentes, que a partir de agora passam a contar com uma “luz” nos seus caminhos, como está posto no Brasão da Universidade.

O Reitor Assis Araripe, em seu discurso, falou da capacidade de agir e de crescer da universidade, nesses 35 anos de sua existência e foi enfático ao citar que ao longo desse tempo, a Instituição esteve “a serviço da formação de quadros, a serviço da qualificação de mão-de-obra e do progresso de suas comunidades assistidas e isso é atestado por uma moldura histórica projetando suas realizações, jamais perdido o foco de Universidade do Nordeste e do Semi-Árido”.

O professor Assis Araripe foi preciso no seu discurso, viu a Universidade nascer e crescer. Um exemplo disso quando ele falou “da investigação, da pesquisa e da promoção social, intelectual e profissional dos três segmentos que a constituem – os professores, os alunos e os servidores – é o desafio permanente que está na própria essência universitária”.

E foi adiante: “Nesse afã de construir uma Universidade a serviço do Semi-Árido, do Ceará e do Nordeste, a UECE foi pioneira na interiorização do ensino superior, criando unidades em localidades fora da Capital do Estado, a partir de uma consciência realista da necessidade de levar a outros municípios ensino, pesquisa e extensão, como meio propulsor do progresso das estruturas sociais, de promoção do homem e do desenvolvimento regional. E essa interiorização, por ser pioneira, fez-se pela superação de dificuldades e de barreiras de toda ordem”.

O Reitor Assis Araripe dedicou parte de seu discurso aos novos formandos ao fazer a seguinte citação: “O listel da UECE, LUMEN AD VIAM (Luz para o caminho) – que compõe o seu Brasão, lembra que o diploma de curso superior representa os esforços despendidos, as dificuldades vencidas e as vitórias conquistadas, sendo fruto do esforço, da retidão e da força de vontade de cada um de vocês. O diploma não deve ser ostentado como meio de obtenção de vantagem salarial ou de status profissional. Embora seja tudo isso. Mas, sobretudo, o diploma que vocês estão conquistando com a conclusão do curso superior é um lembrete – Uma Luz para o Caminho – que devem situar-se acima das medianias morais, éticas e profissionais que, desgraçadamente, infelicitam nosso País”.

A colação de grau teve como oradora docente a professora Lia Mattos Brito de Albuquerque, do Centro de Educação (CED), e como oradora discente, a graduanda do curso de Pedagogia, Sâmia Citó Madeira. A concludente Wladiane de Medeiros Inocêncio fez o juramento representando os formandos, que foram saudados pela Banda de Música da Polícia Militar do Ceará.

Com os novos concludentes, a UECE, nos seus 35 anos de existência, já formou aproximadamente 50.561 profissionais. Os 600 formandos do semestre de 2009.2 da UECE são dos cursos que pertencem aos seguintes Centros: Ciências da Saúde (CCS); Humanidades (CH);  Ciências e Tecnologia (CCT); Estudos Sociais Aplicados (CESA); Centro de Educação (CED) e da Faculdade de Veterinária (FAVET).

Com um público estimado de 1.500 pessoas, segundo o cerimonial da UECE, a solenidade de colação de grau contou com a presença do Vice-Governador, professor e historiador Francisco Pinheiro, deputado federal Chico Lopes, deputado estadual Artur Bruno, Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária da UNIFOR, Prof. Randal Martins Pompeu, Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Extensão, Celina Ellery, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, de Graduação, Lineuda da Costa Murta, ouvidor da UECE, professor Paulo Tadeu Sampaio, concludentes, familiares, autoridades acadêmicas, entre outros convidados.