Colação de Grau da FAFIDAM mais uma vez foi destaque

29 de outubro de 2014 - 13:17

A FAFIDAM tem uma das cerimônias de colação de grau mais animadas da Universidade Estadual do Ceará, assim se referiu o seu Vice-Reitor, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, presidente da cerimônia, que outorgou o título de professor a 52 formandos do semestre 2014.1 dos cursos de Ciências, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Letras Português e Inglês.

alt

A cerimônia foi realizada na última sexta-feira, 24 de outubro, mobilizando a comunidade jaguaribana, tendo em vista que a FAFIDAM atende a estudantes dos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Jaguaribara e Iracema, além de estudantes do Rio Grande do Norte e de outras regiões do estado do Ceará.

alt

A oradora discente, Nádja Diógnes Maia, do curso de Pedagogia, saudou a todos os presentes e desejou boas vindas. “Sejam bem vindos a minha casa”, disse a oradora. Usando suas palavras “Tomo aqui a liberdade de chamar a querida FAFIDAM de casa porque é assim que ela nos faz sentir, como se esse fosse nosso lar, lar do saber, onde tentamos produzir conhecimento mais elaborado sem nunca desconsiderar a bagagem que cada um já traz; lugar esse onde a gente se sente amparado, alimentado de saberes, mas sempre sedentos de conhecimentos, e, acima de tudo, estimulados a ir à luta, a não desistir dos sonhos; lugar onde o bom filho à casa torna, onde os jovens crescem”.
Acrescenta ainda que “quando percebemos que esse aqui é nosso lar e que cada um e todos são a nossa família, entendemos que numa família a gente cuida, se importa, se apoia e faz de tudo para ajudar a crescer”.

Nádja Diógenes encerra seu discurso dizendo “Enfim chegou a hora! O momento de nos libertarmos, não por achar que essa seja uma prisão, mas o passarinho sempre tem receio no primeiro alçar voo, receio de deixar o ninho que o protegeu, amou, acolheu e aceitou, mesmo que esse não seja de fato um Adeus, o primeiro voo é muito importante, pois é hora de buscar novos horizontes. Hoje chegamos a um ponto em nossa jornada que deveria ser a reta final, mas é apenas a linha de partida para um percurso brilhante de novas descobertas. Vamos amigos, vamos lá guerreiros, Como diria Mahatma Gandhi, `sejamos a mudança que a gente quer ver no mundo`”!

alt

A oradora docente, Maria Conceição da Silva Rodrigues, professora do curso de História, falou “da felicidade que sinto ao falar para vocês na condição de docente desta casa, felicidade constituída, em grande medida, por que há sete anos, estava eu na posição dos formandos aqui presentes, nesse mesmo auditório, com grande parte dos mesmos professores que aqui estão. Imaginem vocês que nem em meus melhores sonhos pensaria, há onze anos, quando ingressei no curso de História, ainda meio acabrunhada, sem entender direito o significado de estar numa universidade, nascida no campo, filha de um pescador com uma empregada doméstica, realidade comum a muitos que aqui estão, voltar a esta casa enquanto professora. Somar com aqueles que foram meus formadores, que me ajudaram a encontrar um caminho, um modo de estar no mundo, de atuar nele e sempre que possível transformá-lo para melhor, pois eu creio firmemente que se existem maneiras de mudar o mundo, elas passam, irremediavelmente, pela educação pois lembrando Paulo Freire, `se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda`”.

Maria Conceição falou ainda da responsabilidade que os formandos teriam a partir daquela cerimônia. Para ela, os professores que sairão daquele auditório devem imagina “a responsabilidade que carregamos embutida no simbólico certificado recebido aqui. Uma folha de papel que atesta estarmos preparados, aptos, legitimados a ensinar a outros, aquilo que aprendemos”.

Como sempre ocorre nas cerimônias de colação de grau da FAFIDAM o clima de euforia e alegria inundaram o auditório. Começando pelo Juramento, que foi proferido por Clairton Almeida Maia, formando do curso de Letras. Em seguida, o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, fez a outorga do grau de licenciado aos concludentes do semestre 2014.1.

Após a entrega do diploma o vice-reitor pronunciou seu discurso, destacando o quanto foram importantes os discursos das oradoras discente e docente, Nádja Maria e Maria Conceição, respectivamente. Destacou também, fazendo referência ao discurso da oradora discente, que “é filho dessa casa” e foi na FAFIDAM que ele construiu sua carreira, como professor e gestor.

alt

Em suas palavras, a Universidade estadual do Ceará e a FAFIDAM vem cumprindo ao longo de suas histórias um papel transformador no Estado do Ceará, especialmente, no interior, porque todo o processo de interiorização do ensino superior foi realizado pelas universidades públicas cearenses, em especial, pela UECE, que é a maior universidade pública estadual do Norte e Nordeste.  Para ele, a presença da UECE mudou o jeito de ser, o jeito de ver, de interpretar e se inserir no mundo para a juventude sedenta de conhecimento e também da busca de conhecimento do mundo e de cidadania. Segundo o vice-reitor, “a nossa presença modificou ambientes culturais, sociais, políticos e até econômicos das regiões em que se instalou”. E acrescentou que tem convicção que a presença das universidades estaduais cearenses e, em especial, a presença da UECE, não mudaram somente rotas individuais, mas se mudou a vida comunitária do Estado do Ceará.

Saiba mais

Atualmente, o quadro docente da FAFIDAM é composto por 106 professores, 72 efetivos e 34 substitutos. Destes, 85% são mestres e doutores. O quadro técnico-administrativo é formado por 32 servidores, dos quais 16 efetivos e 16 terceirizados.

Além do ensino, a FAFIDAM desenvolve projetos de pesquisa e de extensão, socialmente referenciados, comprometidos com o desenvolvimento educacional, social, econômico, político e cultural do Vale do Jaguaribe, do Ceará e do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAFIDAM.