Colação de grau da FAFIDAM foi marcada pelas emoções

17 de setembro de 2013 - 17:31

alt

Muita alegria, na forma de apitos, assovios, confetes de papeis laminados coloridos, marcou a colação de grau dos 75 alunos da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), na última sexta-feira, dia 13, no auditório da Faculdade. Os concludentes eram de todos os oito cursos da unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro do Norte: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O primeiro momento alto da cerimônia, presidida pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, foi com a fala do orador discente, Emerson Luvanos Nascimento Alves. Antes do seu pronunciamento formal, o concludente de Letras pediu licença para narrar um diálogo que tivera com seu pai naquela semana, o qual disse ao filho o quanto estava orgulhoso de seu rebento.

Outro momento que fez o orador discente de tão emocionado emocionou a todos foi no final de seu discurso: “Somos todos filhos do interior, filhos de cidades que, fora destes muros regionais, são desconhecidas. Somos filhos de pais, mães, famílias inteiras que lutam, trabalham dia e noite por dias melhores. Alguns são filhos de lembranças, recordações do sofrimento vivido por pais que não estão mais aqui. (…) Quando a noite cai, já deitados, sonham antes mesmo de dormir com um futuro que esperam chegar.”

A professora do curso de Ciências Biológicas, Ana Raquel de Oliveira Mano, falou aos concludentes em nome dos docentes da FAFIDAM: “Que as dificuldades encontradas só sejam utilizadas para dar a vocês mais energia para prosseguir na caminhada. Isso deverá servir para animá-los, jamais para enfraquecê-los. Sejam honestos, fraternos, mansos, mas firmes. Jamais se deixem levar por caminhos que vão ferir o mando de suas consciências. Entreguem-se de corpo e alma às suas tarefas e àqueles que precisarem de vocês para também dar rumo aos seus caminhos. Jamais se imaginem donos da verdade.”

O reitor Jackson Sampaio saudou os concludentes e em especial o aluno de Letras José Silvestre da Costa Régis, o Zé Régis, de 76 anos. Ele disse que a despeito das dificuldades que a UECE enfrenta, a Universidade foi a 1ª colocada entre as IES do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a 8ª melhor entre todas as congêneres e 39ª colocada entre as instituições públicas  de ensino superior no Brasil. “Não são apenas condições materiais, mas a capacidade de superar os obstáculos. (…) Nós temos a capacidade de inventar nosso próprio destino. Quando tudo que nos envolve é dificuldade, nossa capacidade de lutar é que nos faz humanos, na permanente construção do devir”.

alt

Clique aqui e confira o discurso de Emerson Luvanos Nascimento Alves

Clique aqui e confira o discurso da professora Ana Raquel de Oliveira Mano

O mais novo graduado da FAFIDAM